Prefeitura de São Paulo comemora aniversário de 461 anos da cidade com shows em todas as regiões

No Distrito Anhanguera as comemorações acontecem com shows no dia 25 a partir das 13 horas

O aniversário de 461 anos de São Paulo é dia 25 janeiro, no domingo, mas desde o sábado, dia 24, as atividades de comemoração ocuparão todas as regiões da cidade, em palcos descentralizados nas zonas norte, sul, leste e oeste, além do Centro Esportivo e de Lazer Tietê, na região central.

Na região de Perus, a festividade acontecerá no domingo, a partir das 13 horas, em um palco montado na Avenida Felipe Sturba, 138 – Morro Doce – Distrito Anhanguera. Haverá shows com a participação dos artistas locais: David Miranda (sertanejo), João Carlos e Juliano (sertanejo), Moacir – Cowboy dos Teclados (sertanejo), Crys Araújo (MPB) e da Equipe Power Flash. Também estão programadas apresentações das comunidades Samba da Feira, às 15h e Samba do Congo, às 17h.

Nas demais regiões da cidade, aA seleção dos artistas foi feita por uma curadoria colegiada composta de artistas de vários gêneros. O grupo reuniu Negra Li, Max BO, Clemente (Inocentes), Clayton Martin (Cidadão Instigado), Eversson Pessoa (Berço do Samba de São Mateus), Andreia Dias, Skowa, Ferrez, Sandra Coutinho (As Mercenárias), Mauricio Fleury (Bixiga 70) e Daniel Scandurra (Pequeno Cidadão).

Na zona norte, o palco será montado na Avenida Caetano Álvares, em Santana, próximo da Avenida Voluntários da Pátria. A festa começa no dia 24, às 13h, com o show da banda de reggae Planta e Raiz. O grupo Dead Fish, consagrado como uma das melhores bandas de hardcore do país sobe a palco às 18h30.

Considerada uma das bandas de death metal com maior reconhecimento internacional, a Krisiun faz, a partir das 20h, o show de encerramento da programação do sábado. No dia 25, o cantor e compositor Leandro Lehart, ex-integrante do grupo Art Popular, se apresenta às 20h. O encerramento, às 21h, fica por conta do Baile do Simonal, que traz sucessos do cantor Wilson Simonal, como “Mamãe passou açúcar em mim”, “Zazuera” e “Sá Marina”.

O Centro Esportivo e de Lazer Tietê, na região central, recebe no domingo, dia 25, a partir das 16h, o cantor e compositor Jorge Ben Jor, considerado o ícone do samba rock por suas melodias suingadas. No repertório, ele traz algumas de suas músicas mais consagradas, como “Chove chuva”, “Por causa de você” e “Telefone”. Na sequência, um baile de música black, comandando pelo Clube do Balanço.

Na zona sul da cidade, os shows ocorrem na Avenida do Arvoreiro, localizada no Grajaú. No dia 24, o cantor e compositor Odair José, considerado referência do estilo brega nos anos 1970, se apresenta a partir das 17h. O encerramento, às 21h, fica por conta da banda Ira!, cujo retorno aos palcos aconteceu na Virada Cultural em 2014. O grupo traz em seu repertório canções como “Longe de tudo”, “Flerte fatal”, “Dias de luta” e “Envelheço na cidade”, entre outras. No dia 25, o rapper Thaíde convida o grupo Detentos do Rap para uma apresentação marcada para as 17h. O sambista carioca Almir Guineto, fundador do grupo Fundo de Quintal, encerra a programação deste palco a partir das 19h45.

Os shows da zona leste da cidade acontecem em Itaquera, no Parque Linear Rio Verde. No sábado, dia 24, a partir das 13, se apresentam Rafael Castro, seguido de The Dead Rocks, essa última, com influência do surf-rock. Diretamente de Fortaleza (CE), a banda Jonnata Doll & Os Garotos Solventes apresenta o que há de melhor no rock nordestino. Ícone dos circuitos alternativos de São Paulo e definida pelos próprios integrantes como banda de “rave erudita”, a Tigre Dente de Sabre faz o show do álbum “Morte iniciática”, lançado em 2012. O encerramento fica por conta da roqueira Pitty, que traz músicas de seu último álbum, totalmente autoral, “Sete vidas”, lançado no ano passado, além de canções como “Na estante” e “Me adora”.

Durante o intervalo dos shows, haverá discotecagem de Daniel Belleza. No dia 25, a programação começa às 12h com a Velha Guarda da Camisa Verde e Branco com a cantora Paula Lima. O grupo de rap De Menos Crime, que estourou em 1999 com o hit “Fogo na bomba”, faz no repertório um apanhado de sua trajetória artística, apresentando também a música “A todos da várzea”. A festa termina com show da banda de reggae Tribo de Jah, uma das principais referências do gênero no Brasil. O grupo, há mais de 25 anos na estrada, apresenta sucessos da carreira, além de canções novas que integram o último disco, “Pedra de salão”.

Na zona oeste, o palco será montado no Largo da Batata, em Pinheiros, que recebe, no dia 24, às 18h, a banda de pós-punk Patife Band, apresentando um apanhado da carreira e, principalmente, do aclamado disco “Corredor polonês”. Neta de Dorival Caymmi, a cantora Alice Caymmi faz show de seu novo trabalho solo, “Rainha dos raios”. Aos 75 anos, a paraense Dona Onete leva ao Largo o melhor do carimbó, ritmo popular no Pará, acompanhada do guitarrista Pio Lobato. A festa de domingo, dia 25, tem início também às 14h e recebe como convidados a Nomade Orquestra, que apresenta um trabalho autoral instrumental com influências do jazz, funk, dub e rock, e o grupo Metá Metá, conhecido e reverenciado no cenário musical paulistano. A banda toca músicas do cultuado disco “Metal Metal”, permeado por elementos afro-brasileiros aliados ao rock. O encerramento fica por conta da banda Nação Zumbi, marco do movimento recifense Manguebeat, que após sete anos sem lançar um álbum com canções inéditas, retorna aos palcos interpretando canções de seu último disco homônimo e outros sucessos.


Confira programação completa

Palco Zona Oeste
End.: Largo da Batata

24/01
14h – Fanta Konatê
15h30 - Ilú Oba de Mim
16h30 - Negro Léo
18h - Patife Band
19h30 - Alice Caymmi
21h15 - Dona Onete

25/01
14h - Pérola Negra
15h - Nômade Orquestra
16h - Jazz in Roots
16h30 – Chucrobillyman
17h – Metá Metá
19h - Nação Zumbi
Performances
Keröáska – formado por: Kaloan Meenochite, Pilantröpóv e Diego Monte Alto
Projeções
– Luiza Šø
– Gregorio Gananian e Gabriel Kerhart
– Bruno Nogueira
Luzes
– Paulinho Fluxus

Palco Zona Leste
End.: Parque Linear Rio Verde - Rua Tomazzo Ferrara, s/n

24/01
13h - Rafael Castro
14h – The Dead Rocks
15h – Mama Gumbo
16h30 - Jonnata Doll
18h - Tigre Dente de Sabre
20h - Pitty
Intervalos: Daniel Belleza e os Corações em Fúria

25/01
Apresentador: MC Fernando Macário
13h40 - Carolina Soares
14h40 - Atração a Confirmar
16h10 - Parábola
17h - FL&Maskot
18h - Lei Di Dai
19h20 - De Menos Crime
21h - Tribo de Jah
Abertura e Intervalos: Capoeira União dos Palmares / Samba-Rock - Aula

Palco Zona Sul
End.: Av. do Arvoeiro, s/n, Pq das Arvores, Grajaú

24/01
Abertura - Circo Escola de Grajaú (a definir)
14h – Iara Rennó
15h30 - Tarântulas e Tarantinos
17h - Odair José
18h45 - Golpe de Estado
21h - Ira
Intervalos: DJ Don KB

25/01
Abertura - Capoeira
14h - Grupo Recepção
15h15 - Carlos Dafé
17h - Thaíde convida Detentos do Rap
18h30 - Pagode da 27 convida Sombrinha
19h45 - Almir Guineto
Intervalos: Costa Senna

Palco Zona Norte
End.: Final da Av. Engenheiro Caetano Álvares (Alt. Do nº 7.000) - Santana.

24/01
Apresentador: Lenda ZN
13h - Planta e Raiz
14h - Núcleo Pavanelli de Teatro de Rua e Circo
15h - Jica Y Turcão
15h30 - Karina Buhr
16h30 - Vivendo do Ócio
17h30 - Dance of Days
18h30 - Dead Fish
19h30 - Diabos Mutantes
20h - Krisiun

25/01
Apresentador: Lenda ZN
12h - Quilombo Hi Fi
13h - Jr. Dread
14h30 - Maneva
15h30 - Inventivos
16h30 - Green Team + Rincon
17h30 - Sombra
18h45 - Flora Matos
20h - Leandro Lehart
21h - Baile do Simonal

Centro
Centro Esportivo e de Lazer Tietê
End.: Avenida Santos Dumont, 843 - Luz

Dia 25
16h - Clube do Balanço e Jorge Ben