Programa Praças mais Cuidadas chega a Perus

A meta para 2015 será ampliar o número de zeladores para 85 e estender o serviço para todas as praças dos dois distritos: Perus e Anhanguera

O programa Praças Mais Cuidadas que vem sendo desenvolvido em Perus desde o dia 28 de outubro e é acompanhado pela supervisão de juventude e gabinete da Subprefeitura, conta com 24 zeladores e atinge 24 praças nos dois distritos. Esta iniciativa visa à remodelação e a retomada do programa de zeladoria de praças, voltado a áreas sob exclusiva administração local.

Trata-se de uma parceria entre as secretarias municipais de Coordenação das Subprefeituras, do Verde e Meio Ambiente e de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, a iniciativa prevê a capacitação de trabalhadores desempregados pertencentes a famílias de baixa renda e moradoras do entorno das praças que serão atendidas, por meio do Programa Operação Trabalho (POT).

Após a assinatura dos contratos, os zeladores receberam um kit com ferramentas de jardinagem, composto por enxada, pá, rastelo, saco de lixo, entre outros itens necessários para a execução desse serviço.

Além das ferramentas, receberam também uniforme com calça, camiseta, bota e luvas. Como benefício, todos irão receber um auxílio mensal de R$760,20 para trabalhar 30h semanais, de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h, mais seguro de vida.


Valorização da auto-estima

Para muitos esta foi uma excelente oportunidade, como é o caso de Marlene Maria Barbosa, 59 anos, que estava há mais de 10 anos desempregada. Ela relatou que mora com um casal de filhos, também desempregados no momento, e um netinho com um ano de idade.

Antes desta porta se abrir, conseguia pagar algumas contas do mês fazendo faxina, o que vinha se tornando muito difícil. Conforme descreveu, o fator da idade acaba sendo um obstáculo na hora de procurar um emprego fixo. “Sinto-me valorizada, porque através desta oportunidade, poderei participar de cursos de capacitação e quem sabe outras portas irão se abrir para mim” – explicou.


Inscrições

Aquele que tiver interesse em participar deve procurar o posto do CAT na Subprefeitura Perus, localizado na praça de atendimento, situado à rua Ylídio Figueiredo, 349. Requisitos Legais para participar do Programa:

Ter mais de 18 anos de idade; Morar na cidade de São Paulo; Estar desempregado há mais de quatro meses e não receber outros benefícios, como Seguro-Desemprego, FGTS, etc.; Renda familiar de até meio salário mínimo por integrante da família.

Valor do auxílio pecuniário mensal: R$760,20 - 30h semanais (6 h diárias). O auxílio é creditado em uma conta do Banco do Brasil do beneficiário até o 8° dia útil de cada mês.


Cesar Gonçalves