Zona Norte ganhará dois novos centros de acolhida para pessoas em situação de rua

spaços para atendimentos de pessoas em situação de rua terão 400 vagas e se somarão ao centro já existente no mesmo complexo na avenida Zaki Narchi, que atende 500 pessoas

A Zona Norte da cidade de São Paulo ganhará dois novos centros de acolhida para pessoas em situação de rua em um complexo de atendimento multidisciplinar. Os novos equipamentos contarão com 400 vagas no total, sendo 200 leitos em cada espaço e ficarão na avenida Zaki Narchi, 600, onde já opera um espaço semelhante com 500 vagas. O local, que antes servia como um galpão de equipamentos, foi reformado para receber acolhimentos de pessoas em situação de risco encaminhadas pelo serviços de abordagens de assistência social. Mas, no ano passado, foi aberto em caráter emergencial durante a Operação Baixas Temperaturas. Desde então, o local funciona como um importante espaço de acolhimento para as pessoas que tinham dificuldade para se fixar em serviços de atendimentos com regras mais estruturadas, como resistência ao banho.

O Centro de Acolhida Zaki Narchi 1, que funciona entre 16h e 8h, oferece jantar, cobertor, kit de higiene pessoal e café da manhã aos usuários do serviço. O objetivo, com a inauguração dos novos equipamentos, é depois que os usuários cadastrados estiverem mais acostumados com as regras, serem encaminhados ao Centro de Acolhida Zaki Narchi 2, que contará com atendimento psicosocial, grupos de apoio, atividades socioeducativas e horário de funcionamento 24 horas. Quando estiverem aptos ao trabalho formal, os atendidos deverão ser encaminhados ao Centro de Acolhida Zaki Narchi 3, onde o convivente já começa a se estabelecer, caminhando para um processo de autonomia. Esse centro, com 16 horas de funcionamento, também oferecerá atendimento psicossocial e atividades socioeducativas.O prefeito Fernando Haddad visitou o Centro de Acolhida I na tarde desta quinta-feira (3).

“O serviço social tenta fazer um trabalho de inclusão social com eles, o vínculo familiar e a inclusão social. Eles estão aqui para serem atendidos da melhor maneira possível para que possam retornar as famílias e ao trabalho. Geralmente, nós tentamos fazer um trabalho entre seis meses e aí vamos cobrando, porque isso é um exercício. A pessoa conseguiu um trabalho, documentos, nesse tempo, tentamos fazer uma cobrança e vigilância para ver se realmente, ele está tendo sucesso, porque nosso trabalho aqui é criar um sucesso de vida”, afirmou o gerente do abrigo, Weudison Moreira da Silva.

“Após a inauguração em maio, tudo começou a ficar mais organizado, as pessoas começaram a gostar mais do local, passaram a ter mais dignidade, porque o espaço ficou mais organizado, mais centrada, com possibilidade de se cadastrar os usuários e quantidade de pessoas que precisavam das vagas”, disse o técnico administrativo do espaço, Clodoaldo Batista Costa.

Operação Baixas Temperaturas

Operação Baixas Temperaturas têm disponíveis 11 mil vagas para acolhimento de pessoas em situação de rua durante o período mais frio do ano. A força-tarefa tem como objetivo reforçar o encaminhamento dessa população para locais protegidos, principalmente quando as temperaturas atingem 13° C ou menos.Até 31 de outubro, a Secretaria Municipal de Assistência Social organiza um esquema especial de atendimento, inclusive com a ampliação de vagas nos 64 Centros de Acolhida da Capital. De acordo com a demanda, há ainda a possibilidade de abertura de centros de acolhida emergenciais.

Pessoas em situação de rua interessadas no acolhimento devem procurar uma das unidades do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (CreasPop). A população em geral também pode acionar a operação por meio do telefone 156, com uma solicitação à Coordenadoria de Atendimento Permanente e de Emergência (CAPE), que funciona 24 horas. Ao serem encaminhadas a um equipamento da operação, as pessoas em situação de rua têm acesso a acolhimento, como camas, cobertores, banho e alimentação. Em 2013, a média de atendimentos foi de 11 mil pessoas por dia. Em geral, as vagas são ocupadas de maneira rotativa de acordo com as necessidades dos atendidos e da oscilação da temperatura.