Recreio nas Férias da Copa tem programação para 30 mil crianças e jovens

Copa e Literatura – Atividades que unem o mundo do futebol e da literatura são destaque no período do Recreio nas Férias

 A 27ª edição do Recreio nas Férias, programa coordenado pela Secretaria Municipal de Educação, acontece entre os dias 23 de junho e 4 de julho e promete esquentar os dias das crianças e jovens que estão passando as férias na cidade de São Paulo. Aproveitando que o Brasil é a sede da Copa do Mundo e que neste momento emerge a possibilidade de levar ao olhar estrangeiro a diversidade e a riqueza cultural de nosso imenso território, a proposta, nesta edição, é de valorizar a cultura popular tradicional brasileira.

A expectativa é atender cerca de 30 mil participantes em 108 pólos, entre eles os 45 Centros Educacionais Unificados (CEUs), oito Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs), quatro Escolas Municipais de Ensino Infantil, (EMEI), além de Centros Esportivos da prefeitura de São Paulo e organizações não-governamentais. Serão mais de 1300 profissionais que atuarão como agentes recreativos em cerca de 800 passeios, 1000 oficinas e 200 eventos.

Estão programadas oficinas, espetáculos, atividades lúdicas e esportivas em todos os 108 pólos, com destaque para peças de teatro e musicais que tratam da cultura e do folclore nacional. Todas as atrações são gratuitas e abertas também para crianças e jovens que não fazem parte da rede municipal de educação, o que gera maior integração das escolas com as comunidades. Basta ter entre 4 e 14 anos e se inscrever em um dos pólos, levando autorização assinada pelos pais ou responsáveis.

Visitas à exposição da artista japonesa Yayoi Kusama no Instituto Tomie Ohtake, ao espetáculo “O Rei Leão”, da Disney, em cartaz no Teatro Renault e às unidades do SESC que contam com uma programação especial para o período são alguns dos passeios programados para essa edição.

A cerimônia de abertura aconteceu no CEU Vila Curuçá no dia 24 de junho pela manhã, com apresentação do multiartista Antônio Nóbrega.

Confira a programação do bairro de Perus

Balaio Colorido de Histórias
Sinopse: O balaio é um cesto com tampa, feito de taquara ou cipó de bambu (Dicionário Brasileiro) e as pessoas o utilizam para guardar diversas coisas, das mais comuns até as mais inusitadas. Nessa apresentação, o Balaio é usado para colocar lindas e divertidas histórias que tratam da amizade, da superação, da alegria, do brincar, da aceitação e de mundos mágicos.
Datas:
01/07 às 14h no CEU Perus (Rua Bernardo José de Lorena s/n)
01/07 às 10h no CEU Parque Anhanguera (Rua Pedro José de Lima, nº1020)

Berimbau Blues
Sinopse: Percussionista, compositor e cantor, baiano radicado em São Paulo, capoeirista na essência, o mestre Dinho Nascimento, neste show, mostrará suas composições com arranjos e interpretação peculiar, especialmente em Berimbau Blues, quando extrai a melodia fazendo um copo deslizar na corda do berimbau.
Data:
03/07 às 14h no CEU Parque Anhanguera (Rua Pedro José de Lima, nº1020)

Cordel nas escolas
Sinopse: O Projeto Cordel nas Escolas é uma palestra show que intercala musica e declamação de poesia popular e tem como objetivo inserir o aluno no universo fascinante do Cordel, auxiliando no seu aprendizado e incentivando o gosto pela leitura e escrita.
Datas:
03/07 às 10h no CEU Parque Anhanguera (Rua Pedro José de Lima, nº1020)
04/07 às 14h no CEU Perus (Rua Bernardo José de Lorena s/n)