Começaram as inscrições para o Conselho Participativo Municipal

Dentre as funções do conselheiro, está assegurada a participação da sociedade no planejamento e fiscalização de ações e gastos públicos

Começou no dia 7 de setembro as inscrições para se candidatar ao cargo de conselheiro do “Conselho Participativo Municipal” de São Paulo. No bairro de Perus serão 19 representantes eleitos por voto direto, sendo 9 deles do Distrito Anhanguera e 10 de Perus. O prazo é até dia 07 de outubro.

Para se candidatar é necessário ter mais de 18 anos, comparecer até a Subprefeitura Perus, localizada na Rua Ylídio Figueiredo, 349, munido de título de eleitor, um documento de identificação com foto e uma lista com, no mínimo, 100 assinaturas de munícipes do bairro que concordem com a sua candidatura. Um modelo desta lista está disponível para download no endereço: www.conselhoparticipativo.prefeitura.sp.gov.br. Nela deve conter nome completo, assinatura, número do título de eleitor, endereço e telefone.

O interessado só poderá se inscrever uma vez e no distrito onde reside. Caso a pessoa exerça algum mandato parlamentar, faça parte da comissão eleitoral ou ocupe cargo em comissão no poder público,não poderá se candidatar.

No dia 08 de dezembro será a eleição dos conselheiros, em local ainda não definido. Toda a comunidade pode votar, basta comparecer com o título de eleitor e documento com foto. Cada munícipe pode votar em até cinco candidatos.

Definição

O Conselho Participativo Municipal é um organismo autônomo formado exclusivamente por membros da sociedade civil para a representação de cada região da cidade de São Paulo. No total, serão 1.125 novos conselheiros, das 32 subprefeituras que compõe a capital, os quais exercerão o controle social, assegurando a participação da sociedade no planejamento e fiscalização de ações e gastos públicos, além de contribuir com sugestões de políticas públicas para seus bairros.

Segue abaixo link para maiores informações:

http://www.conselhoparticipativo.prefeitura.sp.gov.br/

Bianca Amparo