Largo do Rosário recebe 15ª Festa dos Homens Pretos

Festa vai até o dia 3 de julho

Este ano, iniciada no dia 5 de junho, acontece até o dia 3 de julho, a 15ª Festa do Rosário dos Homens Pretos da Penha de França. Ela tem o objetivo de divulgar um importante patrimônio no bairro da Penha, além de trazer para a atualidade uma reelaboração das tradições, com base na participação comunitária e no resgate da memória. A Igreja do Rosário dos Homens Pretos da Penha de França é um patrimônio das culturas populares afro-brasileiras que resiste até nossos dias, construída pela antiga Irmandade do Rosário dos Homens Pretos há mais de dois séculos. 

Na abertura dos festejos, a igreja ficou lotada e acolheu todas as pessoas que foram participar da celebração realizada com elementos de cultura afrobrasileira. Os fiéis cantaram e dançaram suas orações emocionados. O levantamento do mastro aconteceu no encerramento do evento que contou com a participação das tradicioanis Congadas., como a Rosa de Atibaia e Jesus Adolescente.

Segundo a tradição, o mastro representa a ligação entre o céu e a terra. Ele faz lembrar também a cruz na qual Jesus conquistou a glória da ressurreição. Aos homens coube o carregamento do mastro do interior da igreja até o local onde ele foi levantado no Largo. Para as mulheres coube a confecção de crochês coloridos que revestiram tanto o mastro como as árvores existentes no espaço destinado à Festa.

No domingo, dia 12 de junho, a 15ª Festa do Rosário dos Homens Pretos da Penha de França teve seu ponto alto, com a Coroação dos Reis, a Procissão e apresentação de 18 grupos de Congadas.

Durante todo o mês serão realizadas atividades culturais e artísticas no Centro Cultural da Penha e no Largo do Rosário. A programação é vasta. Tem lançamento de livros, debates, cinema, teatro, apresentação de grupos, blocos, bandas, projeção de fotos, entre outras.

No encerramento, no dia 3 de julho, além da celebração Afro-brasileira, haverá a coroação da Nossa Senora do Rosário e a retirada do mastro.

Foto 1

Foto 2 por: Ivson Miranda

Foto 3