Foi inaugurado o FabLab da Penha

O laboratório disponibiliza equipamentos e cursos gratuitos aos munícipes

O FabLab da Penha, localizado no Centro Cultural, no Largo do Rosário, foi inaugurado dia 10 de março. O secretário de Serviços esteve presente acompanhado de João Cassino, coordenador de Conectividade e Convergência Digital, e Juliana Pessoa, coordenadora dos FabLabs. Com a inauguração do novo espaço, agora são quatro os laboratórios em funcionamento. Os outros estão localizados no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, no Olido Cibernarium e na Casa da Memória em Itaquera. Até o final deste mês, deverão ser ativadas as outras oito unidades que completarão a Rede dos FabLabs, abrangendo, dessa forma, todas as regiões do cidade.

Os FabLabs disponibilizam para a população equipamentos de última geração, como impressoras 3D, cortadoras a laser, e fresadoras (usadas para corte ou debaste de madeira, plástico, isopor etc). Outro fator importante é a oferta de cursos, mais de 14 nas áreas de Modelagem e Impressão 3D, Desenho Digital, Eletrônica, Marcenaria e Programação. Os jovens que fazem os cursos, além de terem um certificado, também saem melhor qualificados para o mercado de trabalho. Alguns colégios particulares de São Paulo estão oferecendo atividades de robótica para que seus alunos desenvolvam noções matemáticas a partir disto. O FabLab oferece este mesmo curso gratuitamente para todos os munícipes.

Luiz Otávio, do Instituto de Tecnologia Social (ITS Brasil), disse que tem como missão promover a geração, o desenvolvimento e o aproveitamento de tecnologias voltadas para o interesse social e reunir as condições de mobilização do conhecimento, falou sobre os benefícios que os laboratórios oferecem para a população: “Temos trabalhado, em conjunto com a Secretaria de Serviços, para trazer o que há de melhor para a população paulistana . Esses equipamentos e cursos, quando achados fora da Rede FabLab Livre, são de difícil acesso e caros para o cidadão comum. Esperamos que, com a esta iniciativa, possamos disseminar a cultura digital e do faça você mesmo”, concluiu.