Carnaval da Vila Esperança retoma sua tradição

Com desfiles de blocos nas ruas do bairro

 A Batalha de Confetes, comemorada um final de semana antes da abertura oficial do Carnaval e na qual os homens se vestem de mulher para brincar e divertir os foliões, começou por volta do ano de 1922, nas ruas de Vila Esperança. Com o passar dos anos e crescente competição entre as escolas de samba, entre elas a Nenê da Vila Matilde, vão perdendo força. Em 2015, buscando resgatar o envolvimento familiar e a participação popular, a Subprefeitura Penha e o Centro Cultural Penha, organizam a tradicional festa.

Este ano, a abertura, mais conhecida como esquenta, ira acontecer no dia 31 de janeiro na Rua Atuaí, prevê a chegada dos blocos às 15h com a Bateria Salmo 150, da Renascer, às 15h30 será a vez do Bloco da Caverna em homenagem ao Tim Maia, depois seguem os blocos do Centro Cultural Penha Espalhafatos, É do Balacobaco e Pequeno Mais Balança, que sairá às 16h do Largo do Rosário e caminhará pelas ruas Major Angelo Zanchi, Irapucará, Aquilino Vidal, Mirandinha, Orêncio Vidigal e Atuai.

Os blocos Tio Gal e Ruve se concentrarão às 14h nas ruas Evans e Cumai. Depois é a vez do bloco Chorões da Tia Gê, sair às 15h30, da rua Dr. Heládio e Alvinópolis. Já o bloco Favela Chic se concentra às 13h e sai às 16h da rua Isabel, com chegada na Rua Atuaí.

Mais a grande novidade da Batalha de Confete 2016 será a retomada do bloco Ziriguidum e da Escola de Samba Nenê da Vila Matilde que se concentra às 17h40, com saída às 18h30, da rua Julio Rinaldi em sentido à rua São Florêncio e travessia da Av. Amador Bueno da Veiga, rua Maria Carlota e Rua Atuaí, com encerramento às 20h00.

O Carnaval oficial já tem programação definida. No dia 6 de fevereiro, pela ordem, sairá às 19h20 a Escola Primeira da Cidade Líder, em seguida é a vez da Estrela Cadente, seguida pelo Os Bambas, a Escola Em cima da Hora, seguida pela Só vou se você for, a Primeira da Aclimação, Portela Zona Sul, seguidas pela T.U.P., Valença Perus e Explosão da Zona Norte com previsão de término às 04h00. O tempo de desfile de cada agremiação está previsto em 40 minutos.

No domingo,dia 7 de fevereiro com tempo de desfile de 30 minutos, apresentam-se, como escolas pleiteantes, a Filhos do Zaire, às 19h e a Cabeções de Vila Prudente às 19h30, o desfile oficial neste dia, contará com a apresentação do Príncipe Negro, Folha Verde , Unidos de Guaianases , Imperatriz da Sul , Imperatriz da Pauliceia, Mocidade Robruense e A Flor da Vila Alpina com previsão de termino às 03h00.
Segunda, dia 8 de fevereiro, as escolas Comunidade Samba na Sombra e Raízes da Vila Prudente desfilam como pleiteantes das 19h às 20h30. O desfile oficial neste dia conta com as apresentações das escolas Passo de Ouro , Lavapés , Dragões de Vila Alpina , Iracema Meu Grande Amor com previsão de término às 02h00.