Vice-Prefeita vistoria Piscinão do Rincão, na Penha

A visita faz parte das ações do Plano de Chuvas de Verão, no qual a Prefeitura está tomando várias medidas que ajudam a minimizar transtornos nos dias de chuva. As obras para prevenção de alagamentos, limpeza regular de bocas de lobo, limpeza e reforma das bombas dos pisinões, podas de árvores e modernização da rede de semáforos são algumas das medidas que estão sendo executadas

A Prefeitura de São Paulo atua para prevenir e minimizar os transtornos causados na cidade em dias de chuva intensa ou constante. Além de manter uma rotina de limpeza do sistema de microdrenagem e obras de ampliação de galerias e de bocas de lobo para prevenção de alagamentos, a Prefeitura também investe na limpeza e manutenção das bombas dos piscinões e árvores, bem como na reforma da rede de semáforos durante o ano todo, e não apenas na temporada de chuvas de verão.

O piscinão do Rincão, na Penha, por exemplo, comporta cerca de 304 mil metros cúbicos de água, o que equivale a 304 milhões de litros de água. Na última quinta-feira, dia 26 de outubro, a vice-prefeita Nádia Campeão e equipe visitaram as instalações do piscinão e constataram que ele está devidamente adequado para comportar as fortes chuvas do período.

Entre os meses de novembro e abril, durante o período chuvoso, a gestão reforça a atuação com a Operação Verão, que envolve Defesa Civil, acompanhamento de obras de micro e macrodrenagem, monitoramento de trânsito e da rede semafórica e ações de comunicação para orientar os cidadãos.

Obras
Em vias que apresentam pontos de alagamento, a Prefeitura está investindo R$ 118 milhões em obras para ampliação da estrutura de microdrenagem. Para aumentar a vazão da água da chuva, são realizadas obras de reforço em galerias, retificação de canais, implantação de novas bocas de lobo, instalação de tubulações de drenagem mais amplas e construção de muros de contenção em trechos de córregos. As intervenções entregues já beneficiaram 2,5 milhões de pessoas no último verão (2014/2015) e receberam recursos de R$ 80,6 milhões.

Limpeza de bocas de lobo
Por mês, em média, mais de 77 mil bocas de lobo em toda a cidade recebem limpeza manual e quase 15 mil passam pelo procedimento mecanizado. De janeiro até julho de 2015, foram limpos 565.081 metros de ramais e 258.098 metros de galerias. Mensalmente, é realizada a retirada mecânica de resíduos de mais de 80 mil metros de ramais e de 36 mil metros de galerias. No mesmo período, 641.895 bocas de lobo passaram por limpeza manual ou mecanizada em toda a cidade. O planejamento é que em 2015 sejam realizados 924.130 procedimentos manuais e 176.261 mecanizados. Além disso, 31.439 bocas de lobo foram reformadas, com projeção de mais 22 mil até o fim de 2015.

Manutenção de árvores
Em agosto foi lançado o Plano Intensivo de Manejo Arbóreo (PIMA), com o objetivo de otimizar ações de poda, remoção e plantio e reduzir o risco de quedas de árvores nas vias da cidade durante o período de chuvas do verão. As ações serão concentradas em regiões consideradas críticas, onde ocorrem mais quedas de acordo com um levantamento realizado pela administração. As Subprefeituras realizaram 77 mil podas e 11 mil remoções de árvores de janeiro a agosto de 2015.


Na região da Penha, existem cerca de 333 praças e áreas municipais arborizadas. Há ainda dois parques, o do Tiquatira e Vila Silvia, além o da Ponte Rasa, que está sendo estruturado. Em média, são plantadas 200 novas árvores por mês em áreas públicas e passeios. No total são 48 mil árvores plantadas na região, que abriga o Viveiro Tiquatira, no qual são cultivadas mudas ornamentais e realizados cursos sobre Meio Ambiente. Atualmente, nove praças contam com zeladores que, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, assinam o compromisso de cuidar por dois anos das praças do bairro. Na região existe 1 milhão de metros quadrados de área verde. A maior praça da região conta com 18 metros quadrados, o equivalente a dois campos de futebol.