Rua Aberta garante mais lazer à população local

No segundo domingo consecutivo, pedestres, atletas, ciclistas, skatistas e patinadores curtiram o espaço público

 Aos poucos os moradores e moradoras da Penha e região vão se apropriando do espaço público, por meio do Programa Ruas Abertas, promovido pela Prefeitura de São Paulo e que prevê o impedimento do trânsito de veículos motorizados e a promoção de atividades esportivas, gastronômicas e culturais gratuitas em vias indicadas por munícipes em audiências públicas realizadas nas 32 subprefeituras. O objetivo do programa é incentivar as relações sociais nos bairros, além de garantir a implementação de políticas que visam a comercialização de artesanatos e alimentos de baixo custo, considerando os empreendedores e artistas locais como peças fundamentais, promovendo a inclusão cultural, geração de renda e a recuperação urbana de espaços degradados e sem uso.


Pelo segundo domingo consecutivo, no dia 15 de novembro, a Avenida Antônio Estevão de Carvalho esteve aberta para os ciclistas, pedestres, skatistas e patinadores. Para a dentista e moradora da Vila Matilde, Caroline Ariza Ferreira, de 25 anos, a iniciativa é boa, pois é “uma oportunidade de fazer lazer ao ar livre, sem que ter de ir ao Ibirapuera”. Ela e sua amiga Jéssica Nogueira da Silva, 23 anos, estudante de administração de empresas, ficaram sabendo da iniciativa por meio da faixa indicativa colocada na própria avenida.


A proposta envolve as secretarias municipais de Coordenação das Subprefeituras, Transportes, Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, Cultura, Segurança Urbana, Esportes, além da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e da Agência São Paulo de Desenvolvimento. A CET é a responsável pelo trabalho operacional do trânsito nas regiões para garantir o fluxo viário e a segurança dos moradores e pedestres.