Parque Linear é objeto de estudo de projeto internacional

Subprefeito oferece feijoada como forma de integração a estudantes e professores do projeto da UNESCO

Este ano, o Parque Linear Tiquatira é objeto de estudo da 9ª edição do Workshop_Atelier/Território (WAT) promovido pela UNESCO, sob responsabilidade da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Esta atividade internacional ocorre desde 2003 em diferentes cidades do mundo. Os WATs criam situações de intenso trabalho e reflexão em torno dos grandes problemas, a partir de quatro programas da UNESCO: Gestão de Transformações Sociais; O Homem e a Biosfera; Programa Hidrológico Internacional; e Educação para o Desenvolvimento Durável.

Como forma de integração, o Subprefeito, que acompanha de perto o desenvolvimento de todo o projeto, ofereceu um tradicional prato brasileiro: a feijoada, no dia 5 de maio para professores e alunos na sede da Subprefeitura. O WAT_UNESCO Tiquatira acontece de 4 a 16 de maio e tem como objetivos gerais:

a) caracterizar as grandes problemáticas de planejamento, as possibilidades e os potenciais da paisagem urbana da Zona Leste de São Paulo;

b) oferecer soluções de planejamento estruturantes e viáveis para o poder público e os atores territoriais através de projetos urbanos que respondam às questões da preservação ambiental, à criação de valores sociais e ao desenvolvimento econômico;

c) gerar reflexão interdisciplinar envolvendo profissionais e estudantes das diversas especialidades que participam do desenho da cidade: arquitetos, paisagistas, designers, urbanistas, engenheiros, sociólogos, historiadores, geógrafos, etc.

Além do Complexo Tiquatira serão observados, como eixos de mobilidade e adensamento, o trecho que liga o Parque Ecológico do Tietê ao Parque Tiquatira; a confluência dos córregos Ponte Rasa e Franquinho; e o centro histórico e cultural da Penha. O objetivo é a produção de projetos que contribuam para a melhoria de vida dos bairros no contexto da implantação do Plano Diretor Estratégico (PDE) da cidade de São Paulo.

Um projeto de cooperação de abrangência internacional

Quatro instituições universitárias ligadas a CUPEUM (Brasil, Canadá, Itália e Japão) se reunirão para produzir 8 propostas de planejamento urbano, elaboradas por 32 estudantes e 8 professores. O resultado será integrado ao Observatório Internacional das Paisagens Periféricas: Cidades e Metrópoles, e serão expostos em local público na Penha para a população local e numa instituição museológica da cidade de São Paulo. Também serão apresentados em conferências internacionais e publicados em impresso que farão parte do acervo da biblioteca virtual da Cátedra UNESCO, WWW.unesco-paysage.umontreal.ca.