Paulistano pode direcionar até 3% do seu IR na declaração para beneficiar crianças e adolescentes de SP

No próprio sistema da declaração contribuinte poderá optar pelo direcionamento, escolhendo doar ao FUMCAD/SP. Fundo já atendeu mais de 1,2 milhão de jovens através de 932 projetos espalhados pela cidade de São Paulo

A partir de 1º de março os contribuintes começarão a enviar suas Declarações Anuais de Imposto de Renda à Receita Federal. Como em outros anos, os cidadãos paulistanos poderão escolher direcionar até 3% do imposto pago para ajudar organizações e projetos que atuem no desenvolvimento de crianças e adolescentes na cidade de São Paulo, através do FUMCAD (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente).

O Fundo, que tem por finalidade proporcionar meios financeiros complementares às ações necessárias ao desenvolvimento das políticas públicas destinadas à criança e ao adolescente, arrecada recursos, em sua maioria provenientes do Imposto de Renda, e os destina a instituições e projetos de desenvolvimento de crianças e adolescentes do Município. A utilização do IR não traz ônus a quem contribui, ou seja, não mudará o valor do imposto.

Para direcionar parte do imposto ao FUMCAD é muito simples: na Declaração Completa do Imposto de Renda, dentro do resumo da declaração basta clicar em “Doações diretamente na declaração - ECA” e selecionar a Cidade de São Paulo. O sistema da declaração calcula automaticamente o valor correspondente a 3% do imposto.

O FUMCAD foi criado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e é vinculado ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Somente no ano de 2013 o fundo atendeu 124.169 crianças e jovens. Foram 10 projetos na área de Assistência Social, 6 em Direitos Humanos, 43 em Educação, 16 em Esportes, 29 em Saúde e 15 em cultura, beneficiando todas as regiões da cidade e diferentes faixas etárias.

Desde 2005, o Fundo já contribuiu para que mais de 1,2 milhão de crianças tenham um futuro melhor. Neste período, foram alocados R$ 286 milhões aos 932 projetos conveniados. Os paulistanos podem conhecer os projetos e entidades que fazem parte do FUMCAD no próprio site do Fundo.