Carnaval de Rua da Vila Esperança em 2015 é sucesso mais uma vez

Embaixo de chuva, milhares de pessoas curtiram o desfile oficial de 19 escolas de samba e o desfile extra de outras cinco agremiações

Nem a forte chuva que caiu sobre a Zona Leste de São Paulo no feriado de carnaval foi capaz de apagar o brilho e diminuir a alegria proporcionada pelo Carnaval de Rua realizado na Vila Esperança. Realizada todos os anos na Avenida Alvinópolis, a tradicional festa contou com a participação de centenas de famílias e grupos de jovens que durante o sábado, domingo e segunda de Carnaval saíram às ruas para curtir gratuitamente a beleza do enredo, as cores e a desenvoltura das escolas de samba. A grandiosidade do evento só fica atrás do Carnaval que acontece no Sambódromo do Anhembi. Por isso, foi prestigiado pela vice-prefeita de São Paulo, pelo seu chefe de gabinete e Vereador da CMSP.

Segundo o Subprefeito, um dos mais antigos membros da organização do Carnaval local, a parceria entre a Prefeitura, por meio da SPTuris, Subprefeitura Penha, União das Escolas de Samba Paulistanas (UESP), Escolas de Sambas, Comunidades e Personalidades do bairro possibilitou o crescimento do evento este ano. “Antes o palanque e a arquibancadas eram pequenas e de madeira e o chão da praça de alimentação de terra batida. Quando chovia, os foliões sofriam com o barro”, esclareceu o Subprefeito. Depois de reformada pela Coordenadoria de Obras da Sub Penha a Praça de Alimentação, que abriga 26 barracas, tornou-se muito melhor. “Mas o que nos orgulha mesmo é o caráter familiar e gratuito do evento. A cada edição há mais aceitação do público”, finalizou.

Para que tudo desse certo, uma equipe de 500 pessoas foi recrutada para trabalhar nos três dias. Foram cerca de 100 PMs, 60 Seguranças Particulares, 40 GCMs, 40 membros da SPTuris, 30 pessoas ligadas à UESP e mais de 60 funcionários da Subprefeitura. Entre eles, representantes da Supervisão de Cultura e especialmente da Supervisão de Eventos e Esporte, que sempre arregaçam as mangas e trabalham muito nos eventos realizados na região.

Os primeiros a desfilar, extra oficialmente, no sábado, 14, foram os “Cabeções de Vila Prudente”, seguidos pelos “Filhos de Zaire”. Depois outras sete escolas fizeram a galera vibrar no desfile oficial: Os Bambas, Primeira da Aclimação, Lavapés (Campeã do Grupo 4), Explosão da Zona Norte, Em Cima da Hora, Portela da Zona Sul e Passo de Ouro (VIce-Campeã do Grupo 4). A Locomotiva de Pirituba fechou a noite. 

A abertura da noite de domingo ficou por conta da escola Raízes da Vila Prudente, que foi seguida por seis escolas oficiais, sendo elas: Imperatriz da Sul, Tup, Boêmios da Vila (campeã do Grupo 3), Brinco da Marqueza, Valença Perus e Mocidade Robrusense. A última noite, 16, contou com a participação das escolas: Só vou se você for, Dragões de Vila Alpina, União da Vila Albertina (Vice-Campeã do Grupo 3), Imperatriz da Paulicéia e Estação Invernada. A Folha Verde encerrou as atividades na madrugada de segunda.

Para a edição de 2016, a organização estuda a viabilização de um projeto que a transformação do muro da CPTM, localizado no local do desfile em um grande painel de grafite, no qual será resgatada a história dos 84 anos de existência do Carnaval da Vila Esperança, começando por pinturas que remeterão os apreciadores à Semana de Arte Moderna (1922). Também se encontra em análise e discussão, a criação do prêmio Alberto Alves, em homenagem ao Seu Nenê (Vila Matilde), que deverá ser ofertado aos ganhadores da disputa realizada entre os compositores dos samba-enredos e das marchinhas. Esse prêmio poderá ser entregue durante a Batalha de Confetes, realizada no final de semana que antecede o Carnaval.