Batalha de Confetes atraiu mais de mil foliões no domingo que antecedeu o carnaval

Nove blocos carnavalescos arrastaram centenas de pessoas para as ruas da região da Penha, levando muita alegria especialmente às famílias

A retomada da Batalha de Confetes, tradicional festa popular da Vila Esperança, realizado no dia 8 de fevereiro, domingo de pré-carnaval, atingiu todas as expectativas dos organizadores. Duas delas eram garantir a participação popular e a presença das famílias no evento festivo. Segundo o Supervisor de Cultura da Subprefeitura Penha, cerca de 80% dos participantes eram compostos por famílias inteiras, contando com os idosos e as crianças. “As famílias sempre foram a essência do carnaval da Vila Esperança, que após 23 anos voltou a acontecer na nossa região”, finalizou.

Para o Subprefeito, que fez questão de prestigiar a festa, a retomada da festa foi um sucesso. “Ficamos satisfeitos de fazer parte do resgate deste carnaval de rua, o mais antigo da nossa cidade”, disse. “Além de estar voltado especialmente às famílias, ele é totalmente gratuito”, completou. A Batalha de Confetes teve início há mais de 80 anos, mas perdeu a força nas duas últimas décadas.

Na tarde de domingo, os blocos se deslocaram de seus pontos de partida para concentrarem-se na rua Atuaí, onde havia toda a infraestrutura necessária para a folia, a exemplo da Praça de Alimentação, totalmente reformada e estruturada pela Subprefeitura este ano. Depois do “esquenta” os membros dos blocos interpretaram canções carnavalescas. Na ocasião, todos tiveram a oportunidade de apresentar músicas próprias. Participaram da festa os blocos: Centro Cultural da Penha, Grupo de Teatro Espalhafatos, Filhos de Zaire, ABC na Boca do Povo, Bar Estação Brahma SP, Turma do Tio Gal, Favela Chik, Barracão Chorões da Tia Gê e Bateria Gospel Salmo 150.

Conforme os organizadores, esta retomada sinaliza para a próxima edição, o crescimento da participação popular e a ampliação da presença de grupos étnicos, formados por blocos de origem de matriz africana, que levam às ruas o som harmônico de seus tambores e atabaques, diversificando o toque das tradicionais marchinhas.

A segurança do evento foi garantida pela Polícia Militar e Guarda Civil Metropolitana. Colaboraram ainda para a realização do evento as equipes das Supervisões de Cultura e Eventos, de Esporte e de Fiscalização, além da Companhia de Engenharia de Tráfego- CET e 2º BPTran que desviaram o trânsito, permitindo que a festa se estendesse até às nove horas da noite. A legislação municipal prevê que os foliões ocupem as ruas até às 22 horas.

Para o próximo ano, a organização está preparando a criação de um prêmio à equipe de compositores que ganharem a disputa dos sambas enredo e também de novas marchinhas. A edição carnavalesca da Vila Esperança 2015, a segunda maior da cidade, acontece nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro na avenida Alvinópolis, em frente à estação Vila Matilde do Metrô. Confira a programação completa no site da Subprefeitura Penha, no endereço: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/regionais/penha/noticias/?p=54586. Convide a família e os amigos e prestigie esta grande festa popular!