Subprefeitura Penha age rápido para minimizar os estragos causados pela forte chuva que caiu sobre a região nesta quarta-feira

Os serviços de limpeza e remoção das árvores iniciaram cerca de 30 minutos após as águas baixarem

A Subprefeitura Penha, por meio de sua Coordenadoria de Obras, agiu rapidamente para minimizar os estragos causados pela forte chuva que caiu sobre a região na tarde de ontem, quarta-feira, 7 de janeiro. O excesso de água ocasionou enchente no córrego Tiquatira e na Av. Governador Carvalho Pinto. Em especial, atingiu a região do entorno dos córregos Tiquatira, Ponte Rasa e Franquinho. “Estes dois últimos córregos se unem no entroncamento da Av. Gov. Carvalho Pinto com a Av. São Miguel formando o córrego Tiquatira”, explica o Subprefeito.

Conforme o Subprefeito, neste local houve um grande acúmulo de água que acabou extravasando o canal do córrego por cerca de 400 a 500 m até a Rua São Florêncio, chegando às margens do córrego, localizado no Parque Linear do Tiquatira e o leito da Av. Gov. Carvalho Pinto. A situação perdurou das 17 h até às 19h, quando as águas baixaram.

Em vistoria realizada pelo Subprefeito às 19h no trecho que compreende a Av. Gov. Carvalho Pinto e o Parque do Tiquatira, da Av. São Miguel até a Av. Gabriela Mistral, nos dois sentidos, não havia mais alagamentos e o trânsito fluía normalmente tanto para veículos grandes como para veículos pequenos.

A tempestade ocasionou o acúmulo de detritos trazidos pelas águas, que ficaram presos na vegetação e nos gradis das pontes. Houve ainda acúmulo de lama e de detritos no Centro Educacional Luiz Martinez e no CDC Manoel Vidal situados dentro do Parque Linear.

Às 19h30, uma equipe formada por 20 homens e dois caminhões iniciaram o serviço de limpeza, que segue nesta quinta-feira com o reforço de mais uma equipe composta por 45 trabalhadores, dez caminhões, dentre eles um modelo pipa, com capacidade de 12 mil litros. O serviço baseia-se na coleta de grandes, raspagem, varrição etc. Outras quatro equipes estão encarregadas pela limpeza manual do córrego e das bocas de lobo. Também foram destinados funcionários para fazer a conservação dos logradouros e das galerias.

Os fortes ventos derrubaram sete árvores, mas, apesar da gravidade, não houve vítimas e nem desabrigados ou munícipes que necessitassem de auxilio assistencial. O término dos trabalhos está previsto para às 12h de amanhã, sexta-feira, dia 9 de janeiro.