Subprefeitura Penha apoia integralmente o evento internacional “Rotary Day”, realizado sábado, 8 de novembro, no Parque Tiquatira

Em atenção ao principal lema dos Rotary Clubs “Dar de si antes de pensar em si”, a festa social ofereceu gratuitamente à população diversos serviços voltados às áreas da saúde, cidadania e qualidade de vida

Durante todo o sábado, 8 de novembro, a Subprefeitura Penha protagonizou, em conjunto com membros de 18 Rotary Clubs, o evento internacional “Rotary Day”, que atendeu no Parque Tiquatira centenas de pessoas. Segundo o presidente do Rotary Club SP Penha, Marcelo Soares de Carvalho, o evento brasileiro, realizado no mesmo dia em outros países do mundo, foi considerado o maior, tendo em vista a estrutura oferecida e a participação social.

Além do apoio da Subprefeitura Penha, onde, durante dois meses, realizou-se oito reuniões de organização, participação desta ação social, mais de doze entidades, entre elas: A Associação Comercial do Distrito da Penha, o Senac, Sebrae, o jornal Gazeta Penhense e a carreta do Programa Mulheres de Peito, que ficará até o dia 18 deste mês atendendo o público no CE Luiz Martinez.

Conforme o Subprefeito da Penha, o objetivo do programa estadual é incentivar as mulheres paulistas com idades entre 50 e 69 anos a realizarem exames preventivos de mamografia a cada dois anos na rede pública. “A iniciativa tem como objetivo promover um rastreamento contínuo e organizado da doença, visando à detecção precoce de tumores malignos inclusive em fases em que a mulher não apresenta nenhum sintoma”, explica o Subprefeito.

Para Luiz Gonzaga Brunel Alves, 65, morador da Vila Feliz e praticante de caminhada diária no parque Tiquatira, o exame de glicose realizado na tenda de um dos parceiros do evento, estava alto. “Aprendi a cozinhar há cerca de um ano e neste período já engordei 20 quilos”, explicou o aposentado.

Já a advogada Fabiana Augusto Duarte, estava satisfeita em ser voluntária no evento. “Sou coordenadora da Comissão de Direito Médico e da Saúde da OAB Penha”, esclareceu a pós-graduanda em Direito Médico e acostumada a ceder parte de seu tempo ao atendimento de famílias com problemas de saúde. Nesta tenda, a população procurou orientações prioritariamente nas áreas de Família, Trabalhista e Previdenciária. Outros seis advogados, ligados à AOB Penha, se dispuseram a atender o público gratuitamente.

As tendas, som e palco, que abrigou diversas atrações musicais e culturais, foram disponibilizadas pela SP Turismo, por meio de emenda parlamentar. Segundo o autor, no sábado, a população contou com grande variedade de serviços gratuitos, como a realização de exames de catarata, dermatologia, fundo de olho, mamografia e orientações de doença renal crônica, nutricional e de postura.

Além dos serviços já citados, realizaram-se ainda atendimentos na área da beleza e meio ambiente, com o curso de Design de Sobrancelha e Depilação de Buço e entrega de mudas de plantas ornamentais.

A cessão da área, legalização oficial do evento, bem como a preparação do local, que contou com corte de grama, poda de árvore e limpeza, foi feita pela Subprefeitura Penha, que solicitou ainda acompanhamento de sua Supervisão de Cultura.