Prefeitura apresenta projeto do primeiro túnel exclusivo para ônibus na zona leste

Túnel terá 700 metros de extensão entre o viaduto Antonio Nakashima e a avenida Alcântara Machado, na zona leste, e vai permitir uma economia de 30 minutos no trajeto dos ônibus

A Prefeitura de São Paulo apresentou no mês que passou o projeto do primeiro túnel exclusivo para ônibus da cidade, que ligará o Terminal Parque Dom Pedro, passando pelo viaduto Antonio Nakashima, à avenida Alcântara Machado, na zona leste. O túnel, que terá quase 800 metros de extensão, integra as obras de construção do corredor de ônibus Radial Leste 1, previsto para ter um total de 12 quilômetros e investimentos de R$ 455 milhões.

O túnel está projetado para ser iniciado ao lado do Terminal Parque Dom Pedro, na região da avenida do Estado, passando próximo à estação Dom Pedro da Linha-3 Vermelha, utilizando como caminho uma plataforma subterrânea do Metrô que não era utilizada. O empreendimento conta com duas faixas em dois sentidos, além de um rolamento de segurança, caso algum ônibus apresente falhas, com o objetivo de não prejudicar o tráfego.

Em comparação com o acesso atual dos ônibus que saem ou chegam ao Parque Dom Pedro para a Radial Leste, o túnel proporcionará uma economia superior a 20 minutos. 

O Corredor Radial Leste 1, que irá da região do Parque Dom Pedro até a estação Vila Matilde da Linha-3 Vermelha, contará com piso rígido, cobrança de tarifa desembarcada e faixa de ultrapassagem nas 13 paradas em sua extensão, que terão ligação com o sistema ferroviário. O corredor deverá beneficiar 220 mil pessoas por dia.

A zona leste ainda terá mais três obras de corredores, o Radial Leste 2 com cinco quilômetros, o Leste-Itaquera com 14 quilômetros e o Aricanduva com mais 14 quilômetros, além da ampliação do Terminal Itaquera, que também está sendo modernizado com recursos do PAC. (Fonte: SECOM)