Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia & Inovação – CMCT&I realiza I Semana Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação & Desenvolvimento de São Paulo

O CMCT&I tem por finalidade identificar demandas, analisar e opinar sobre planos gerais e específicos relacionados ao desenvolvimento da Ciência, Tecnologia & Inovação na Capital. Também tem entre seus objetivos cooperar na concepção, implementação e avaliação de políticas públicas para a área.

A programação segue na forma de anexo do presente convite, além de constar do site da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo – SDTE.

Acesse: 

www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/subprefeituras/upload/penha/participacao_social/FOLDER%20FINAL.pdf

Universidades e institutos de ciência e tecnologia levarão pesquisadores para periferia

Após a programação de palestras da Semana Municipal da Ciência, Tecnologia e Inovação, que começou nesta segunda (13) e vai até sexta-feira (17), debates serão levados aos CEUs a partir do dia 27, com oficinas e demonstrações práticas para leigos

Foi aberta nesta segunda-feira (13) a primeira Semana Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento, com palestra do diretor do Instituto Butantan, o médico, Jorge Kalil, abordando a importância das pesquisas para os avanços sociais e econômicos. O evento conta com uma extensa programação que irá até sexta-feira (17) e tem como objetivo popularizar o conhecimento científico e aproximar a sociedade civil dos pesquisadores.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo e presidente do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCT&I), Artur Henrique, a ideia é levar os institutos e universidades que produzem conhecimento para a periferia da cidade. A partir do dia 27 deste mês, os Centros Educacionais Unificados (CEUs) receberão oficinas e demonstrações práticas feitas por pesquisadores ao público leigo.

“Isso aproxima cada vez mais, a ciência, a inovação e a tecnologia das crianças, da Educação, dos professores e principalmente, da periferia. É muito importante para marcar e mostrar que os institutos não estão fora da nossa realidade e o que eles produzem se relaciona com o dia a dia”, afirmou Artur Henrique, durante a cerimônia de abertura na Câmara Municipal.

Os debates continuam nesta terça (14), na sede do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo, com as participações do promotor para o Brasil do Programa de Cidades Resilientes da ONU, Sidnei Furtado, e o coordenador Geral da Defesa Civil da Cidade de São Paulo, Milton Persoli. O geólogo pesquisador do Centro de Tecnologias Ambientais do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Eduardo Soares de Macedo, também participa das atividades que vão tratar sobre a participação popular na gestão de riscos, desastres e a construção de cidades mais seguras e resilientes.

“Não é verdade que as coisas são feitas na academia e isso não tem nenhuma relação com nossa vida e cotidiano. Muito pelo contrário. Tem tudo a ver o que nós estamos debatendo, discutindo e dialogando nas universidades e institutos de pesquisas com a nossa realidade”, disse o secretário.

Na quarta-feira (15), a atividade será no Centro Cultural São Paulo, com o tema “Meninas Cientistas”, abordando o papel das mulheres no mercado de trabalho e na produção do conhecimento científico. Na quinta-feira (16), será no Auditório da Escola Americana do Mackenzie, abordando “A Inovação para os microempreendedores individuais, médias e pequenas empresas e empreendimentos de economia solidária”.

“As grandes empresas já têm suas condições mais favoráveis para aplicação de pesquisas. Nós queremos um modelo de desenvolvimento de priorizar a discussão dos microempreendedores individuais, da micro e pequena empresa, de como a ciência e tecnologia podem efetivamente ajudar a construir propostas que acolham a economia solidária”, disse o secretário.

Na sexta-feira (17), na sede da Prefeitura, com um debate sobre “Contribuições para um Sistema Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação”. O evento terá a participação dos secretários municipais Arthur Henrique, Simão Pedro (Serviços), Cesar Callegari (Educação) e Marcos Cruz (Finanças e Desenvolvimento Econômico). Durante toda a semana, o horário de início das atividades é sempre às 14h.

“Temos um conjunto de iniciativas das várias secretarias municipais e essa será uma oportunidade de conhecer, implementar e aplicar várias dessas questões que são importantes para o fortalecimento e fomento a ciência, tecnologia e inovação no município”, afirmou Artur Henrique.

O evento é uma realização do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia & Inovação. O CMCT&I tem por finalidade identificar demandas, analisar e opinar sobre planos gerais e específicos relacionados ao desenvolvimento do tema na capital. O evento ocorre paralelamente à 11ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2014.

Imagens para download
Crédito: César Ogata / SECOM