São Paulo das Crianças agita os Centros Esportivos da cidade

As atividades oferecidas farão a festa de toda a família, principalmente, o público infantil. Confira toda a programação do Dia das Crianças e Participe!

O domingo tem tudo para ser um dia especial, afinal, comemora-se o dia das crianças em nosso país. A data em que “os pequenos” são evidenciados não pode passa em branco. Por isso, os Centros Esportivos espalhados pela cidade fornecerão atividades especiais para crianças e toda a família, no sábado (11) e domingo (12).

O evento “São Paulo das Crianças” conta com uma programação bastante variada. Os munícipes poderão ver desde apresentação de artes marciais (Karatê, Kung Fu, Jiu Jitsu, Tai Chi Chuan e Capoeira), ginástica artística, dança. Além de participar de diversos esportes, como os com bola, os aquáticos, com tabuleiros e outros. Atividades lúdicas serão incentivadas, tornando o dia uma eterna brincadeira, do modo que deve ser a infância.

Crianças e o esporte

Sabemos que a atividade física é qualquer manifestação do corpo que faça movimento, sendo uma das melhores coisas realizadas para o funcionamento do mesmo e desenvolvimento humano. Na fase da infância, isso não se anula.

Segundo a Educadora Física, Ana Paula Locateli Dias, 26, “o esporte para crianças é necessário para o desenvolvimento motor, desenvolvimento de coordenação, raciocínio e integração. A atividade física ajuda a criança a desenvolver o conjunto do corpo, suas relações sociais, trazendo a mesma para o mundo e suas questões. A partir dessas relações ela começa a se descobrir e descobrir o ser humano”, afirma.

Em relação ao início da atividade na fase infantil, Ana Paula conclui: “Não há idade para começar, desde que sejam respeitados os níveis de desenvolvimento de cada criança em seu período biológico. A idade dos três anos para o início é mais indicada, porque é a fase em que a mesma está desenvolvendo a coordenação motora”.

O importante é aproximação com esporte, de forma que ela entenda a importância e o leve para vida adulta. Os pais, a família e os amigos têm um papel fundamental na construção da vida desses seres, e devem sempre alimentar este desejo.

Torna-se fundamental não comprometer o desenvolvimento infantil. Na primeira fase da infância, ela deve encarar a atividade física como brincadeira. A partir dos oito anos de idade, transferir-se para o esporte a qual prefere e tem habilidade, e quem sabe, quando estiver mais madura, realizar competições.

A infância é o período humano mais importante, por isso é necessário todos os cuidados. Afinal, o ser tem o seu primeiro contato com a vida, e a partir de lá construirá as bases necessárias para seu desenvolvimento. O esporte é uma das ferramentas para isso, portanto, a SEME (Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação) apoia e incentiva a prática esportiva nesta fase.

Confira a programação completa nos Centros Esportivos da Penha e região:

Dia: 11 de Outubro (Sábado)

CE José de Anchieta
Rua José Balangio, 188

  • Das 9h às 10h30 – Circuito aberto de habilidades motoras e esportivas (crianças de 7 a 12 anos)
  • 10h30 às 11h – Peça de teatro infantil (Cia. Flor de Arruda)
  • 11h às14h – Festival de Futsal (crianças de 4 a 7 anos)
  • 10h às 11h – Taewkondo
  • 10h às 12h – Capoeira
  • 11h às 12h – Karatê
  • 15h às 14h – Judô

 

CE Tiquatira
Av. Governador Carvalho Pinto, nº 2

  • 8h – Karatê
  • 9h – Jazz
  • 10h – Tai Chi Chuan
  • 11h – Dança
  • 13h – Capoeira
  • 14h – Voleibol
  • 15h – Futebol de Campo
  • 13h – Jogos, dominó, dama, pebolim, tênis de mesa, brinquedos infláveis

Fonte: Assessoria de Imprensa da SEME

Outros Eventos

Dia: 11/10 (sábado), a partir das 10h
Festa das Crianças
Acaz Assoc. Cultural e Assistencial Dr. Alexandre Zaio
Praça Amadeu Lacerda – Vila Nhocuné

Dia: 12/10 (domingo), das 11h às 17h
Dia das Crianças
Supervisão de Cultura
Praça de Eventos – Parque Linear Tiquatira

Dia das Crianças, das 8h às 17h
Conseg Penha
Largo do Rosário – Penha

Dj’s Sound System, das 13h às 22h
Felipe da Silva Teixeira
Praça Dilva Gomes Martins – Artur Alvim