Subprefeito da Penha se reúne com representantes da imprensa local com o objetivo de apresentar suas ações para a gestão do próximo período

Estiveram presentes ao encontro, integrantes dos principais veículos de comunicação da região

Na última quinta-feira, dia 14 de agosto, o Subprefeito da Penha se reuniu com representes da imprensa local para estreitar ainda mais as relações e compartilhar as ações que pretende implantar na gestão do próximo período. O Subprefeito iniciou sua apresentação falando sobre os benefícios derivados da desocupação da comunidade localizada na rua Aracati. Segundo ele, já se constatou a redução dos índices de criminalidade na redondeza e o desassoreamento do rio Aricanduva, de onde foram retirados no total seis caminhões de detritos, contendo cerca de nove toneladas cada. “Para os moradores foram oferecidos abrigos, além de cesta básica e de higiene”, explicou. No local, deverá ser implantada também uma praça.

Aproveitando a oportunidade, o mesmo informou que, por determinação do Ministério Público, nos próximos 15 dias, será iniciada a desocupação do chamado Campala Tiquatira, área habitacional situada ao lado do Conj. Chaparral. No local, deverão ser retomadas as obras do Metrô que estavam paradas já a algum tempo.

O Subprefeito informou ainda que a região receberá cerca de 1,8 milhão de reais do Fundurb que será usada na concretização de 21 pequenas obras. Entre elas, estão a readequação de passeios, áreas municipais e praças. Falou sobre o convênio com a Fundação Itaú que resultará em breve na implantação de 13 bicicletários ao longo das estações Penha e Artur Alvim do Metrô. Ressaltou ainda a importância das emendas parlamentares para a realização de obras e serviços não contemplados pelo orçamento local, a exemplo da instalação de playground e ATIs (Academias da Terceira Idade) em praças da região, do prolongamento da pista de caminhada do Parque Linear Tiquatira e da implantação de duas ATIs no Centro Comunitário localizado na rua Evans.

E mais, ele ressaltou inclusive a importância dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, na modalidade de Educação a Distância, que serão realizados pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), no CEU Quinta do Sol. “Somados, os CEUs formarão um campi universitário maior que o da USP”.

Em relação as ações fiscais, o mesmo solicitou intensificação em postos de combustíveis, depósitos de gás, comércio de fogos de artifícios e de terrenos baldios que há anos estão abandonados sem muro, limpeza e calçada. “Vamos autuar especialmente os que ficam em locais estratégicos como escolas e postos de saúde”. Nestes casos, a municipalidade ficará responsável por executar os serviços, enviando em seguida a conta aos proprietários.

Já no que diz respeito às questões mais amplas, ele lembrou que os munícipes poderão regularizar suas pendências com a Prefeitura, por meio do Programa de Parcelamento Incentivado (PPI). “O cidadão terá até 120 meses para quitar seu débito”. Adiantou ainda que as próximas discussões ligadas ao Plano Diretor serão voltadas às Leis de Uso e Parcelamento do Solo. “Os imóveis da Penha, por exemplo, foram passando de geração à geração, muitas vezes sem inventários e com desdobramentos”, explicou Pedro. “Assim, a partir de agora, os herdeiros terão anistia e poderão, finalmente, regularizar, seus imóveis”.

Durante o encontro, o mesmo falou ainda sobre a possibilidade de desenvolvimento da região, por meio das diretrizes do Plano Diretor Estratégico Regional. “O antigo Plano Diretor amarrou o gabarito de altura e classificação de via, impedindo transformar nossa região em um polo gerador de empregos, com a instalação de indústrias e comércio”. “Defendemos o desenvolvimento da região com qualidade de vida. Um bairro evoluído que propicie progresso aos moradores”. “Hoje, temos importantes vias de ligação para o escoamento da produção”, garantiu.

Enquanto isso, os representantes da imprensa se pronunciaram a respeito da necessidade de melhorias do Hospital Alexandre Zaio. Neste caso, o Subprefeito esclareceu aos presentes que solicitará, à Secretaria da Saúde, uma apresentação do projeto de ampliação da unidade á comunidade, que prevê inclusive a construção de uma nova unidade no terreno existente no fundo do Hospital, salientando que, em breve, o espaço deverá ser transformado em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

O Subprefeito abriu e fechou a sua apresentação ressaltando que as portas do gabinete sempre estarão abertas para o encaminhamento dos problemas da região. “Vocês são muitas vezes, os nossos olhos, pernas e ouvidos, já que as reclamações também chegam às redações de seus veículos”. Colocou-se à inteira disposição de todos para juntos buscarem soluções às demandas existentes na região. No final, sua gestão foi abençoada pelo Ministro da Basílica da Penha. Participaram do encontro: o Chefe de Gabinete; o Assessor de Imprensa; o Coordenador de Projetos e Obras; e o Supervisor Técnico de Fiscalização.