No próximo sábado, 2 de agosto, a operação cata-bagulho será no Jd. Danfer

Um dos objetivos desse serviço é combater o descarte irregular de entulhos em vias públicas ou margens de rios e córregos

Todos os sábados, a Supervisão de Limpeza Pública da Subprefeitura Penha realiza a operações cata-bagulho para combater o descarte irregular de entulhos em vias públicas, praças, margens de rios e córregos. A próxima operação acontece no dia 2 de agosto, das 8h às 16h, nas ruas do Jardim Danfer. O serviço é gratuito e tem a finalidade de recolher materiais sem utilidade à população, como: pedaços de madeira e metal, móveis e eletrodomésticos quebrados, colchões velhos, entre outros.

Mas para que essa ação seja realizada com sucesso, os moradores precisam colocar os objetos em suas calçadas com uma hora de antecedência de acordo com a programação abaixo, atentando aos horários e vias que serão percorridas. Vale ressaltar ainda que pode ocorrer alteração no percurso, em função da disponibilidade de transporte e de funcionários, além das necessidades regionais. Sendo assim, é preciso consultar o site da Subprefeitura para confirmação das vias na sexta-feira, véspera da ação.

Lembrando que o descarte irregular de lixo e entulho em vias públicas é considerado crime ambiental passível de multa em R$14 mil. Por isso, se o munícipe quiser descartar algum item inservível, mas sua rua não foi contemplada na última operação Cata-Bagulho, basta comparecer a um dos Ecopontos espalhados pela cidade com, no máximo, 1 m³ de entulho (volume equivalente a uma caixa d’água de mil litros).

Confira abaixo as vias que receberão a operação:
Av. Danfer, Rua São José do Campestre, Rua Floresta Azul, Rua Thomas Cooke, Rua Munhoz de Melo, Rua Inês Moreira Dos Santos, Rua Maciel Filho, Rua Vargeão, Rua Canarana, Rua Serra Preta, Rua Dr. Romeu de Oliveira Matos, Rua Caibaté, Rua Uniflôr, Rua Pastoril de Itapetinga, Rua Careiro, Rua Manaira, Rua Caratinga, Rua Parelhas, Rua dos Ferreiras, Rua Bernardino Alves, Rua Agudos do Sul, Rua do Ajanari, Rua Maria Ferreira dos Santos, Rua Taua Mirim, Rua Rancho Verde, Rua Augusto Colim, Rua Jatauba, Rua Ibipeba, Rua Passira, Travessa Sd. Demeval Bissiato, Rua Manoel F. Teixeira, Rua Suzana Brocart, Rua Abel Moreira, Rua Vasco de Sandim, Rua Carlos Adriano, Rua Manuel Ferreira Santos, Rua Camalau, Rua José da Penha, entre outras.


Estação de Entrega Voluntária de Inservíveis (Ecoponto)

Como resultado da política para tornar a cidade mais sustentável, seis ecopontos funcionam nos quatro distritos da Subprefeitura Penha: Cangaíba, Vila Matilde, Artur Alvim e Penha.

Os ecopontos são locais de entrega voluntária de pequenos volumes de entulho (até 1 m³) e funcionam de segunda a sexta, das 8h às 17h. Aos sábados, das 8h às 12h.
O morador pode descartar os seguintes materiais: resíduos da construção civil, tais como telhas de barro, tijolos (não podem estar misturados com fios e papelões); volumosos, como armário, guarda-roupa; e recicláveis.

Não são permitidos os descartes de orgânicos, materiais industriais (graxa e tinta, por exemplo), telhas de amianto, lâmpadas fluorescentes e resíduos hospitalares. Os computadores e tevês devem ser encaminhados para a Coopermiti, na Barra Funda. Trata-se de uma cooperativa sem fins lucrativos que faz a triagem de resíduos eletrônicos (rua Dr. Sérgio Meira, 268 e 280).

Confira os endereços dos Ecopontos da Subprefeitura Penha:

Penha I

  • Rua Dr. Heládio, nº 104

Tiquatira

  • Rua Amorim Diniz X Av. Gov. Carvalho Pinto, 505

Gamelinha

  • Rua Morfeu, nº 25 X Av. Edgar dos Santos – Jardim Marina

Vila Matilde

  • Rua Mateus de Siqueira x Praça Leonildes Ramos Saigo

Cangaíba

  • Rua Dr. Luciano Nogueira X Frei Ricardo Pilar

Franquinho

  • Rua Carlos Maria Stemberg X Av. Calim Eid