No próximo sábado, 19 de julho, a operação cata-bagulho será na Vila Marieta

Um dos objetivos desse serviço é combater o descarte irregular de entulhos em vias públicas ou margens de rios e córregos

Todos os sábados, a Supervisão de Limpeza Pública da Subprefeitura Penha realiza a operações cata-bagulho para combater o descarte irregular de entulhos em vias públicas, praças, margens de rios e córregos. A próxima operação acontece no dia 5 de julho, das 8h às 11h, em diversas ruas da Vila Marieta. O serviço é gratuito e tem a finalidade de recolher materiais sem utilidade à população, como: pedaços de madeira e metal, móveis e eletrodomésticos quebrados, colchões velhos, entre outros.

Mas para que essa ação seja realizada com sucesso, os moradores precisam colocar os objetos em suas calçadas com uma hora de antecedência de acordo com a programação abaixo, atentando aos horários e vias que serão percorridas. Vale ressaltar ainda que pode ocorrer alteração no percurso, em função da disponibilidade de transporte e de funcionários, além das necessidades regionais. Sendo assim, é preciso consultar o site da Subprefeitura para confirmação das vias na sexta-feira, véspera da ação.

Lembrando que o descarte irregular de lixo e entulho em vias públicas é considerado crime ambiental passível de multa em R$14 mil. Por isso, se o munícipe quiser descartar algum item inservível, deve comparecer a um dos Ecopontos espalhados pela cidade com, no máximo, 1 m³ de entulho (volume equivalente a uma caixa d’água de mil litros).

Confira abaixo as vias que receberão a operação:

Av. Gov. Carvalho Pinto, Mercedes Lopes, Amador Bueno da Veiga, São Miguel, Reduto, Abrão Kaniesky, Júlio Rinaldi, Marcelo Carbone, São Florêncio, Cirene Jorge Ribeiro, Antonieta J. Ribeiro, Pico do Papagaio, Gilberto N. Rigatieri, José Jorge Ribeiro, Dolores Ribeiro, Manuel Luzio,Pico do Saí, Pico do Baepi, Manuel Jorge Ribeiro, Belarmina Jorge Ribeiro, Etelvina, Paulino R. de Moura, Laurentina Jorge Ribeiro, Sassuí, José F. Pereira, Emmerick Ramberger, Virgílio Machado, Francisco Jacinto, Prof. Dulce de Almeida, Aurá, Cláudia, Dois de Janeiro, José Antonio Ribeiro, Odila Martins, João Quadros, Vereda do Menino Azul, João Martinho Neto, Pixuim, Paulo Marques, Brejo Novo, São Roberto, Baibiri, Dom Hélio Campos, Cruciana, Saivá, Maria Sabá, Brasitânia, Prof. Irene Favret Lopes, Prof.Hiroshi Saito, São Demétrio, A Xuí, Mariman, Rio Dourado, Joaquim Vaz, Bocaina, São João Câncio, Colibri, Carapajó, Couratari, Valter da Silva, Quatinguaba, Aureliano Silveira, Jaime Faccó Travessas: Hipólito Heras, Antonio L. dos Santos, Laércio Carneiro, Osmar Matos, Angelo Arroyo, José A. S. Cabete, Coatimirim, São Demetrio,”A” .

Saiba mais sobre os Ecopontos (Estação de Entrega Voluntária de Inservíveis)

Como resultado da política para tornar a cidade mais sustentável, seis ecopontos funcionam nos distritos da Subprefeitura Penha: Cangaíba, Vila Matilde, Artur Alvim e Penha.

Os ecopontos são locais de entrega voluntária de pequenos volumes de entulho (até 1 m³) e funcionam de segunda a sexta, das 8h às 17h. Aos sábados, das 8h às 12h.

O morador pode descartar os seguintes materiais: resíduos da construção civil, tais como telhas de barro, tijolos (não podem estar misturados com fios e papelões); volumosos, como armário, guarda-roupa; e recicláveis.

Não são permitidos os descartes de orgânicos, materiais industriais (graxa e tinta, por exemplo), telhas de amianto, lâmpadas fluorescentes e resíduos hospitalares. Os computadores e tevês devem ser encaminhados para a Coopermiti, na Barra Funda. Trata-se de uma cooperativa sem fins lucrativos que faz a triagem de resíduos eletrônicos (rua Dr. Sérgio Meira, 268 e 280).

Confira os endereços dos Ecopontos localizadaos nos distritos da Subprefeitura Penha:

Penha I
Rua Dr. Heládio, nº 104

Tiquatira
Rua Amorim Diniz X Av. Gov. Carvalho Pinto, 505

Gamelinha
Rua Morfeu, nº 25 X Av. Edgar dos Santos – Jardim Marina

Vila Matilde
Rua Mateus de Siqueira x Praça Leonildes Ramos Saigo

Cangaíba
Rua Dr. Luciano Nogueira X Frei Ricardo Pilar

Franquinho
Rua Carlos Maria Stemberg X Av. Calim Eid