17/01/2005 17h25

Share

Prefeitura realiza Operação Cata-Bagulho no entorno do Córrego Aricanduva

Equipe da Subprefeitura Penha realiza limpeza de bueiros na praça da Rua Félix de Otero, em Vila Matilde

Como medida preventiva e de combate às enchentes, a Prefeitura de São Paulo realizou, no último dia oito de janeiro, a Operação Cata-Bagulho em diversas áreas da cidade onde existem históricos de enchentes. Na Zona Leste uma grande mobilização envolvendo funcionários das cinco subprefeituras da região (Aricanduva e Vila Formosa, Itaquera, Mooca, Penha e São Matheus) foi efetuada no entorno da região conhecida como Vale do Aricanduva. A subprefeitura de Vila Prudente também participou da operação, dando apoio técnico e logístico. Ao todo foram recolhidos 215 toneladas de lixos compostos basicamente por móveis, sofás e colchões velhos, além de pedaços de ferro e madeira que os moradores colocaram na calçada de suas casas por onde passaram 48 caminhões que fizeram o trabalho da coleta.

A Operação Cata-Bagulho, que teve o seu QG operacional funcionando no cruzamento das avenidas Aricanduva e Itaquera, não se restringiu apenas ao recolhimento dos bagulhos, houve também limpeza de 110 bocas de lobo; 6 poços de visita; 200 metros de galerias de águas pluviais; além de poda e conservação de 3.000 m² de áreas verdes. A Subprefeitura Penha realizou também desratização em bueiros no entorno da praça próxima à Rua Félix de Otero, na Vila Matilde, considerada como ponto crítico de enchentes na região do Aricanduva.

 Após a limpeza dos bueiros, equipe de zoonoses realiza trabalho de desratização

Novas operações serão realizadas em breve e a Prefeitura pede à população que colabore não jogando lixo na rua, evitando com isso o entupimento das bocas de lobo, bem como não despejando objetos inservíveis nos córregos, contribuindo com isso para melhora do meio ambiente e conseqüentemente amenizando o problema das enchentes na cidade.