Semana da Mulher na Subprefeitura Penha

Nos dias 17,18 e 19 de março foi realizada a Semana da Mulher na Subprefeitura Penha no anfiteatro do prédio da subprefeitura.

Com o primeiro dia, voltado para as servidoras da casa, teve abertura do Subprefeito seguida de oferta de serviços gratuitos de oftalmologia, limpeza de pele, corte de cabelo etc.
Os segundo e terceiro dias foram abertos à comunidade com palestras, debates e atrações culturais. Os temas das palestras realizadas respectivamente nos dias 18 e 19 foram saúde e violência contra a mulher. Participaram servidores da subprefeitura, UBSs,AMAs, CRAS, lideranças comunitárias, conselheiros, militantes de partidos, movimentos sociais e moradores da região, a grande maioria, mulheres.
O dia 18/03 teve como tema a questão da Saúde da Mulher. O Subprefeito abriu o encontro e deu as boas vindas exaltando a importância do tema. Em seguida iniciaram as palestras.
A primeira palestra intitulada “Saúde e Sexualidade da Mulher” foi ministrada pela Dra. Ana Lúcia Cavalcanti, da Secretaria de Políticas para Mulheres. Médica e sexóloga, a palestrante expôs sobre como a saúde da mulher é influenciada pela relação de gênero, marcada pela opressão, inferiorização e exclusão da mulher por parte da sociedade machista. Falou sobre a repressão sexual pela qual a mulher é submetida em sua vida e do reflexo em sua saúde e na entre a a relação que a mesma estabelece consigo mesma, com os homens e com o mundo. Falou das principais doenças que afetam as mulheres e da importância do profissional de saúde compreender em as diversas variáveis que influem na vida da mulher, como, por exemplo, a dificuldade das idosas em realizar exame de mama, bem como compreender que a depressão de uma mulher pode muito bem ser devida a agressões domésticas pelas quais ela passa. A médica ressaltou, também, que o profissional de saúde deve separar seus valores pessoais da demanda por tratamento das pacientes que, por exemplo, fazem aborto e passam a sangrar.
A segunda palestra do tema saúde foi ministrada pela Enfermeira Marcia Mulin da Coordenadoria Regional de Saúde Sudeste, “ O enfoque das questões de gênero na agenda de Saúde Pública no Município de São Paulo”. O enfoque foi o atendimento feito às mulheres nos equipamentos públicos de saúde. Mais uma vez foi ressaltada a necessidade de levar a discussão de gênero para os profissionais, uma vez que há especificidades importantes a ser consideradas no atendimento a saúde da mulher. Disse que a mulher gestante tem suas necessidades atendidas com prontidão, porém as não gestantes não gozam do mesmo privilégio. A palestrante falou também sobre quais são os serviços e os principais exames que a mulher necessita realizar.
O dia foi encerrado com uma apresentação de Dança Cigana.
No dia 19/03 o tema foi violência contra a mulher e contou com três palestrantes.
A primeira palestrante foi a, segundo suas próprias palavras, “ex- vereadora, ex-deputada mas não ex-militante das mulheres” Anna Martins, que fez um apanhado histórico do dia 8 de março, relacionando-o a outras lutas sociais.
Em seguida, Inês Santiago, expôs a palestra “Violência de gênero e violência contra a mulher” na qual enfocou o trabalho da Secretaria de Políticas para Mulheres e dos principais equipamentos que atendem a mulher vítima de violência.
A terceira palestra coube a advogada Fabiane Testoni, da comissão de mulheres advogadas da OAB, “ A teoria das janelas quebradas e a violência contra a mulher” na qual falou sobre a questão jurídica no atendimento a mulher vítima de violência, o que gerou um debate sobre a efetivação da Lei Maria da Penha.
O fechamento do dia e da semana ficou por conta da Rapper Sharylaine, uma das primeiras cantoras de hip hop do país e que trata da questão da mulher em suas letras.
Com todas essas informações a Subprefeitura Penha avançou na discussão da construção de políticas públicas voltadas para mulheres.


VEJA AS FOTOS DO ENCONTRO NA PAGINA DA SUBPREFEITURA PENHA NO FACEBOOK.