Manejo de árvores da cidade é intensificado durante Operação Chuvas de Verão

Equipes das Subprefeituras e da AES Eletropaulo realizam trabalho conjunto para evitar quedas de árvores em São Paulo

A Prefeitura de São Paulo apresentou em novembro a ‘Operação Chuvas de Verão’ que consiste em uma série de ações integradas que visam minimizar os impactos do período de chuvas, entre os meses de novembro de 2013 e abril de 2014, na vida dos paulistanos. A operação é composta por obras, intervenções e medidas divididas em três eixos: preventivo, estrutural e informativo, que serão supervisionados por nove grupos temáticos e terão o envolvimento de 14 secretarias municipais nos trabalhos. No eixo preventivo estão as ações realizadas durante todo o ano pelas subprefeituras, relacionadas à limpeza e manutenção. Entre as medidas anunciadas estão a intensificação no serviço de remoção de árvores com laudos emitidos pelos agrônomos. Até outubro já foram feitas 13.129 remoções , e até dezembro o total chegará a 18 mil árvores removidas.

A Secretaria de Coordenação das Subprefeituras realiza serviços de manutenção junto às árvores da cidade, como poda, plantio ou até mesmo remoção, sempre que esta se faz necessário. Em muitos casos, árvores e galhos estão próximos da rede elétrica. Quando o engenheiro agrônomo da Subprefeitura constata a necessidade de podar ou remover uma árvore que está em contato com a fiação elétrica, a Subprefeitura solicita o apoio da concessionária de energia que disponibiliza uma equipe para realizar a poda simples no caso de árvores saudáveis, ou o rebaixamento da espécie quando há a necessidade de remoção.

Visando diminuir o número de quedas de árvores durante o próximo verão e minimizar o impacto desses acidentes, a Prefeitura conta com o apoio da AES Eletropaulo que intensificou os serviços e, de agosto a novembro, realizou poda simples em 3.950 exemplares , e poda para remoção de 918 exemplares, colaborando, assim, com a conclusão do manejo por parte da Subprefeitura. A meta é que, até o final de dezembro, mais de 6 mil espécies sejam podadas.

Para solicitar serviços que envolvam o manejo de árvores, o munícipe deve entrar em contato com a prefeitura através do telefone 156, nas praças de atendimento das subprefeituras de sua região ou pelo site www.prefeitura.sp.gov.br. Após receber o pedido, a espécie arbórea é vistoriada por um engenheiro agrônomo que elabora um laudo técnico indicando as condições da árvore e a intervenção necessária. Após autorização do serviço ser publicada no Diário Oficial, o pedido entra no cronograma de serviços da equipe de áreas verdes da subprefeitura responsável.