Abraço Guarapiranga 2016

O evento acontece no dia 05 de junho, das 09 às 14 horas

O Abraço Guarapiranga é uma manifestação de respeito e carinho da população com as fontes de água de São Paulo e, também, um ato de denúncia e indignação pelo descuido com a preservação dos mananciais. Em sua 11ª edição, com o tema “Água limpa e saneamento é saúde. Exija, pratique!”, o Abraço mobilizará e alertará os cidadãos, as empresas e os governos para a urgência de se construir uma nova cultura de cuidado com a água.
A ciência aponta que, no Brasil, os eventos extremos causados pelas mudanças climáticas estão relacionados, sobretudo, com a água. As secas e enchentes tendem a ficar mais intensas, frequentes e duradouras, trazendo enormes perdas para todos.
Recentemente, São Paulo viveu uma grave crise no abastecimento de água. A falta d’água virou rotina para população, que tenta se defender estocando-a, muitas vezes de maneira inadequada, o que favorece a disseminação da dengue, zika, chikungunya e outras doenças. Os governos simplesmente negaram a existência da crise e apressaram-se em anunciar obras que reforçam a velha prática de buscar água cada vez mais longe das cidades, encarecendo o processo.
Além disso, não apresentaram ações concretas de redução das perdas por vazamentos nem providências de consumo consciente. A coleta e o tratamento de esgotos não avançam e as represas Guarapiranga e Billings continuam sendo poluídas. Não há medidas eficazes de conservação das áreas verdes, que são fundamentais para a proteção dos mananciais e produção de água em quantidade e qualidade. Estas áreas estão sendo destruídas pela especulação imobiliária, grandes empreendimentos e ocupações desordenadas. A fiscalização é frouxa.
Nada justifica que milhões de pessoas no Brasil continuem sem acesso à água limpa e ao saneamento, expostas a diversos tipos de doenças. O acesso à água, ao saneamento e à saúde são direitos humanos fundamentais.

Confira a programação:

Parque Ecológico Guarapiranga
Endereço: Estrada do Riviera, 3286 - Jardim Ângela

8h – Saída de Caminhadas das Paróquias da Região em direção ao Parque Ecológico do Guarapiranga;
9h30 – Celebração de Missa Campal no Parque Ecológico do Guarapiranga;
11h30 – Plantio de mudas;
12h – Abraço simbólico à Guarapiranga.

Parque da Barragem
Endereço: Av. Atlântica, 1100 - Capela do Socorro

A partir das 9h30:
- Oficinas de sustentabilidade, atividades ambientais, exposições;
- Tenda dos produtores orgânicos de Parelheiros, ONGs;
- Distribuição de mudas;
- Local para piquenique;
9h – Saída do Pedal do Abraço da Praça do Ciclista em direção ao Pq. da Barragem - chegada prevista às 11h;
10h – Shows e atividades culturais;
11h – Plantio simbólico de mudas;
12h – Arrastão para o Abraço à Guarapiranga.