Vale do Anhangabaú recebe Feira de Economia Solidária e Agricultura Familiar

De 5 a 7 de maio, produtores de Parelheiros comercializarão alimentos de base agroecológica e orgânica diretamente com consumidores

Nesta quinta-feira (5), às 10h, será aberta a 1ª Feira de Economia Solidária e Agricultura Familiar no Vale do Anhangabaú, região central. O evento reúne cerca de 80 expositores que demonstrarão artigos como artesanato, vestuário, comidas típicas, serviços de ecoturismo, alimentos da agricultura familiar e apresentações culturais. O público que passar pelo local, além de conhecer o trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE), poderá adquirir produtos com preço justo, direto de quem os produz.

De acordo com o secretário Artur Henrique, o evento traz uma mostra do trabalho executado pela SDTE, que tem na economia solidária uma das estratégias para o desenvolvimento da cidade de São Paulo, visando gerar trabalho e renda para a população. “Diante do cenário econômico que vivenciamos, não podemos deixar de buscar outras políticas que auxiliem a população na geração de renda”, disse o secretário ao destacar a inauguração do Centro Público de Direitos Humanos e Economia Solidária e a Incubadora Pública de Empreendimentos Econômicos Solidários, no bairro do Cambuci, em 2015, que trouxe uma nova estrutura e profissionais para colaborarem com que atua nessa área. “Já capacitamos mais de 800 pessoas nestes locais, ajudando na condução de seus trabalhos em grupos solidários, com maior poder de atuação, para compras e oferta de produtos”, completou.

Artur reforça que em paralelo tem buscado amparo legal para fortalecer as ações e para isso em 2015 foi assinado o decreto de Compras Públicas que beneficia as micros e pequenas empresas na participação de licitações municipais. “É preciso avançar, pois os grupos solidários ainda não podem realizar compras públicas, mas contam com nosso apoio enquanto não estão podendo caminhar sozinhos, com suporte por meio de bolsas do Programa Operação Trabalho. Outra atividade que ganha espaço na cidade é a agricultura familiar, com a criação de políticas públicas que fortalecem essa cadeia produtiva, como a aquisição de alimentos orgânicos para a alimentação de alunos das escolas municipais, por exemplo.”, explica.

A Feira da Economia Solidária e Agricultura Familiar reunirá preferencialmente os pequenos produtores de Parelheiros e São Mateus, para a comercialização de alimentos de base agroecológica e orgânica, direto ao consumidor. Como estratégia de integração com outras regiões do entorno da cidade, o evento também contará com agricultores de Mirante de Paranapanema, Mongaguá, Presidente Venceslau, Promissão, Sorocaba e Vale do Ribeira.

Serviço
Feira de Economia Solidária e Agricultura Familiar
Data: 5, 6 e 7 de maio
Horário: das 10 às 20 horas (quinta e sexta-feira) e das 10 às 18 horas (sábado)

Abertura oficial com autoridades
Data: 5 de maio
, quinta-feira, às 17 horas

Local: Vale do Anhangabaú (em frente ao prédio dos Correios)