Segunda Caminhada Rosa em Parelheiros

Munícipes e poder público local caminham contra o câncer de mama

 Em apoio ao Outubro Rosa, promovendo a conscientização quanto à importância da prevenção do câncer de mama, foi realizada a Segunda Caminhada Rosa em Parelheiros, que contou com participação de 80 mulheres e presença do prefeito regional, Adailson de Oliveira, chefe de governo local, José Rodrigues e equipe da regional.
A concentração ocorreu às 8h00 na Praça Júlio César Campos, e houve aquecimento para a caminhada com o grupo de ginástica do Centro de Cidadania a Mulher (CCM). Juntas, as munícipes caminharam até o CCM Parelheiros, onde assistiram palestra realizada pela UBS da região sobre câncer de mama. Houve ainda coleta de papanicolau e exame de DST/HIV.


História
O Outubro Rosa surgiu na década de 1990, em Nova Iorque, ano em que é realizada a primeira Corrida pela Cura, movimentando todo o mundo com o objetivo de atrair atenção para o crescimento alarmante do número de casos de câncer de mama e também alertar a importância do diagnóstico precoce para um tratamento mais eficaz – promovendo assim maior acesso aos serviços de diagnóstico da doença, além de estimular empresas, entidades e a população em geral a participar desse movimento.
O foco principal da campanha é o autoexame e a importância dele para a prevenção do câncer de mama (o primeiro em taxa de mortalidade em mulheres no mundo), incentivando a mulher a cuidar da própria saúde, reservando um momento para prestar atenção em si mesma e conseguir perceber qualquer mudança diferenciada em seu próprio corpo, com tempo hábil para procurar o tratamento adequado.