11ª Colônia Fest celebra 187 anos de Colonização Alemã em SP

Já tradicional, a festividade apresenta e reforça a riqueza cultural existente em Colônia Paulista

De 15 a 17 de julho, a 11ª Colônia Fest comemora o aniversário de 187 anos de Colônia Paulista, bairro localizado em Parelheiros, na zona sul de São Paulo. Resgatando os costumes dos colonos alemães, o evento é gratuito e também promove a interação entre as demais culturas presentes na região, como a japonesa, a indígena e a negra.

“Buscamos deixar a festa bem caracterizada como as tradicionais festas alemãs de modo a nos aproximar e agradecer a cultura que dá nome à boa parte das ruas do nosso bairro”, explica Lucas Lima, um dos organizadores da festividade.

Na sexta-feira (15), a Colônia Fest será oficialmente aberta com solenidade, sangria do barril de chopp e apresentação da Orquestra Paulistana de Viola Caipira (OPVC). No sábado (16) e no domingo (17), a Banda Bavária (Alemã) de Jaraguá do Sul (SC) e os grupos folclóricos alemães Gond Und Silber, Edelweiss, Guaricana Tranzgruppe e Hallo Welt, que é formado por jovens do bairro de Colônia, participam da celebração. Além disso, no último dia de festa, ocorre desfile de tratores e cavalos.

Já tradicional, a data consta no calendário oficial de eventos da cidade de São Paulo e, em seu décimo primeiro ano, busca apresentar e reforçar a riqueza cultural existente em Colônia Paulista.

Colônia Paulista
Colonizado em 1829, o bairro, que está dentro da Área de Proteção Ambiental Bororé Colônia e faz parte do Polo de Ecoturismo da Cidade de São Paulo, contempla diversos pontos relevantes da cultura alemã. Dentre eles, destacam-se o Cemitério de Colônia Paulista, primeiro cemitério particular de São Paulo - que abriga tradicionais famílias alemãs da época -, a escola Ernestino Lopes da Silva, que possui uma pedra como marco zero de Colônia Paulista, e a Cratera de Vargem Grande, bairro que surgiu a partir de um meteorito que caiu há 40 milhões de anos. A ocupação da região começou na década de 80 e, hoje, mais de 40 mil pessoas vivem ali.

Serviço
11ª Colônia Fest
Data: 15 a 17 de julho
Horário: das 18 às 23 horas de sexta-feira e das 13 às 23 horas de sábado e domingo
Local: Rua Jackson Pollock – Largo da Igreja Santo Expedito – Colônia Paulista – SP
Gratuito