CRAS realiza visita nas aldeias indígenas de Parelheiros

Essa ação visa garantir os direitos das crianças indígenas

 Os técnicos do CRAS realizaram recentemente uma visita nas aldeias indígenas Tenondé Porã e Krukutú que ficam localizadas na região de Parelheiros, extremo sul da capital paulista, com o objetivo principal de orientar a todos sobre as famílias que levam suas crianças para pedirem esmolas nos centros comerciais do distrito. Estiveram presentes nessa ação além de integrantes das lideranças locais, vários moradores da aldeia e as equipes do CRAS e do CREAS, que explicaram os principais problemas que ocorrem quando os indígenas saem para pedir esmolas com as crianças. Os mesmos relataram que 21 crianças indígenas foram vistas circulando na feira do bairro do São José em um único dia.
Assim, devido a essas circunstâncias, todos foram alertados sobre os riscos como, tráfico de crianças e ação de pedófilos, bem como a violação dos direitos garantidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que cabe o acionamento do Conselho Tutelar que recolherá as crianças e acionará a FUNAI caso seja feito algum flagrante.
Como resposta, os indígenas disseram que vão conversar com os demais moradores da aldeia a fim de evitar que essa situação se repita.
Lembramos ainda que nos próximos dias 15, 16 e 17 de outubro uma nova ação do CRAS será realizada na Aldeia Krukutú, para cadastrar e atualizar os dados dos moradores no CadÚnico.