Parelheiros tem ação de reflorestamento.

A Casa de Agricultura em conjunto com a Subprefeitura de Parelheiros realiza plantio de mudas de árvores para ajudar na conservação ambiental da região.

 A Secretaria do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo através da Casa de Agricultura Ecológica juntamente com a Subprefeitura de Parelheiros e a Secretaria do Verde e Meio Ambiente, estão disponibilizando mudas de espécies florestais nativas para adequação ambiental e recomposição das Áreas de Preservação das propriedades rurais.
Cerca de 30 agricultores já se inscreveram para realizar esta parceria de adoção de práticas e ações destinadas a consolidar o desenvolvimento rural sustentável no Município de São Paulo.
Na última segunda feira, dia 22 de setembro, como parte dessa ação, o Sítio Palmeira, propriedade conduzida pelo agricultor Srº José Geraldo Batista Santiago que participa do programa Protocolo de Boas Práticas Ambientais, localizado no distrito de Parelheiros, recebeu 210 mudas e na ocasião foram plantadas 10 mudas em um ato simbólico pela comemoração do dia da árvore e início da estação da primavera.

No total serão distribuídas 6.800 mudas entre agricultores da região e a comunidade em geral, atendendo também demandas do Setor de Obras desta Subprefeitura.

As mudas foram doadas pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente e esse plantio está relacionado diretamente à Diretiva VII do Plano de Ações e Metas contidas no Protocolo, que tem por objeto promover a cooperação técnica e institucional entre as partes, de forma a criar condições que viabilizem o desenvolvimento de um conjunto de ações para a consolidação do processo de desenvolvimento rural sustentável no município de São Paulo. Dessa forma, os agricultores, mediante adesão voluntária ao Protocolo, comprometem-se a respeitar as diversas diretrizes estabelecidas por ele, dentre elas, ajudar no reflorestamento que harmoniza o processo produtivo com a conservação ambiental, por meio de técnicas apropriadas de manejo dos recursos naturais, conservacionistas e não degradadoras do solo, da água, dos recursos genéticos animais e vegetais, de modo a assegurar e garantir uma obtenção correta, bem como a satisfação contínua das necessidades humanas para as gerações presentes e futuras.

O Coordenador da Casa de Agricultura de Parelheiros, o engenheiro agrônomo Jair Medeiro, complementa a importância da ação. “Nosso principal objetivo é aumentar o potencial produtivo de água em quantidade e qualidade na região. Uma das formas de fazer isso é aumentando o número de árvores, principalmente, próximo aos corpos de águas, tais como rios, córregos e nascentes. No caso desse sítio, as mudas foram plantadas às margens do rio afluente Embu-Guaçu e esse plantio vai seguir até a nascente. A explicação para isso é que as árvores retêm mais água de chuva e evita a entrada de sujeiras, com isso os corpos de água bem como as nascentes começam a aumentar seu volume”, finaliza.