Prefeitura de São Paulo lança edital para a construção do Hospital de Parelheiros

Quando estiver pronto o equipamento terá pronto-socorro, maternidade e centro de especialidades, tudo para atender dignamente a população. Edital já foi lançado, o terreno adquirido e as obras devem começar ainda neste ano.

 A Prefeitura de São Paulo lançou, no último sábado, dia 23 de agosto, o edital de licitação para a contratação da empresa responsável pela construção do Hospital de Parelheiros, que quando estiver pronto beneficiará cerca de 200 mil habitantes. A cerimônia aconteceu no Centro Educacional Unificado (CEU) Parelheiros, zona sul da capital paulista e contou com a participação do Prefeito, da vice-prefeita, do secretário Municipal da Saúde, além de autoridades da região, parlamentares e representantes do Movimento Popular de Saúde de Parelheiros e Marsilac. O processo é o último passo necessário para o início das obras, que deverá ocorrer ainda em 2014.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a zona sul é a mais carente em atendimento hospitalar, possuindo apenas 0,7 leito público para cada mil habitantes, quando a proporção ideal, segundo o Ministério da Saúde, são de dois a três leitos para cada mil pessoas.
Vale salientar ainda que a unidade será construída com recursos da Caixa Econômica Federal (CEF), por meio do PAC Mananciais do governo federal, com custo estimado em cerca de R$190 milhões. E a previsão de entrega do equipamento é para o primeiro semestre de 2016.
Mais sobre a Infraestrutura do Hospital de Parelheiros
Quando estiver em funcionamento o hospital, aguardado há décadas pela população da região, terá 255 leitos, dos quais 41 serão dedicados exclusivamente para a área de obstetrícia e 30 de UTI. E mais, a Unidade beneficiará no total 205 mil pessoas com atendimento em pronto-socorro, maternidade e centro de especialidades, sendo construído em um terreno de mais de 70 mil m² e tendo ao todo 31 mil m² de área construída, entre as ruas Euzébio Goghi e a Cacual
Além de tudo isso, os atendimentos serão realizados em clínica médica, pediatria, ginecologia, neonatologia, cirurgia geral, ortopedia, anestesia, radiologia, entre outros.
E uma das principais premissas do projeto é a preocupação com o meio ambiente. Por isso, será implantado um sistema de automação predial, que possibilita a monitoração e o controle dos vários subsistemas visando o uso racional da energia, água e climatização. Quando pronto, o prédio contará ainda com acessibilidade universal e terá também estacionamento, bicicletário, brinquedoteca para as crianças e um heliponto.
.