Festa de Aniversário das APAs movimenta a região de Parelheiros, neste sábado, dia 30 de agosto

Comemoração inclui ainda a VI Rota Gastronômica do Cambuci.

 A Festa das APAs, que acontecerá neste sábado, dia 30 de agosto, das 10h às 18h, na Praça Júlio César de Campos, centro de Parelheiros, é o evento de comemoração dos aniversários das Áreas de Proteção Ambiental municipais Capivari monos, que completa 14 anos e Bororé-Colônia, que completa 9 anos.
Vale salientar que esse evento é resultado da parceria firmada entre a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente – SVMA, a Subprefeitura de Parelheiros e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania através da Incubadora de Projetos Sociais Autofinanciados. Assim, como já vem ocorrendo nos últimos anos, a Festa de Aniversário das APAs acontecerá juntamente com a Rota do Cambuci, evento gastronômico tradicional que também é um forte atrativo turístico para a população que aprecia a boa gastronomia.
E mais, o objetivo principal da festa é divulgar as Unidades de Conservação, suas características e atividades, como atrativos turísticos importantes para a manutenção dos serviços ambientais da cidade de São Paulo.
Dessa forma, várias atividades estão programadas para acontecer ao longo do dia, dentre elas: Espaço para divulgação de trabalhos da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente e suas UCs (lembrando as APAs já citadas anteriormente e os Parques Naturais Municipais Bororé, Varginha, Itaim, Jaceguava e Cratera de Colônia); divulgação dos projetos socioambientais da região (em especial aqueles provenientes do Fundo Especial do Meio Ambiente – FEMA); apresentações culturais de dança, arte e música oriundas das regiões de Parelheiros e Capela do Socorro; venda de alimentos orgânicos e divulgação dos produtores agrícolas da região (através da Cooperativa Agroecológica dos Produtores Rurais e de Água Limpa da Região Sul de São Paulo – COOPERAPAS); bem como atividades de Educação Ambiental e muito mais.

Um pouco mais sobre a VI Rota Gastronômica do Cambuci

Para quem não sabe a VI Rota Gastronômica do Cambuci é uma festa que contribui para o resgate histórico e cultural da região do Cambuci, através de trajeto gastronômico em que são apresentados receitas e produtos diversos feitos artesanalmente, como bebidas, doces e salgados. Nativo de Mata Atlântica, o Cambuci é uma árvore frutífera ameaçada de extinção.
O evento envolve também a capital e o interior de São Paulo, locais onde a fruta é peculiar. Assim, desenvolvida pela Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo, a atividade tem como objetivo principal contribuir com o desenvolvimento socioambiental e a economia sustentável, aliando com isso os aspectos culturais, ambientais, turísticos e de geração de renda, procurando sensibilizar ainda mais a comunidade para o econegócio e a proteção ambiental de uma árvore em extinção, resgatando assim os sabores e usos tradicionais na culinária paulista. A Rota conta ainda com a participação de produtores e microempresários das regiões que a constituem, buscando paulatinamente fortalecer o plantio, cultivo, comércio e a memória do Cambuci.
E mais, o evento é organizado pela AHPCE – Associação Holística de Ação Comunitária Ecológica, prefeituras e produtores locais, tendo como parceiros o Núcleo Caraguatatuba do Parque Estadual da Serra do Mar, e as Prefeituras de São Paulo, Rio Grande da Serra, Santo André, Mogi das Cruzes, Salesópolis e Paraibuna. Já na capital, o evento é organizado principalmente pela Incubadora de Projetos Sociais Autofinanciados que pertence à Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.