Equipes das Subprefeituras mantêm cuidados com as árvores da cidade

Em vigor desde novembro, Operação Chuvas de Verão visa minimizar o impacto da queda de árvores na cidade de São Paulo

A Prefeitura iniciou em novembro de 2013, a Operação Chuvas de Verão composta por uma série de ações integradas que visam minimizar os impactos causados pelas fortes chuvas. Além dos serviços voltados para limpeza e manutenção do sistema de drenagem, as Subprefeituras realizam também os serviços de conservação de árvores e áreas verdes. A manutenção desses locais é realizada por 68 equipes e, a partir de janeiro, mais 10 equipes reforçam esse time para atuarem durante a Operação.

De janeiro à dezembro de 2013, foram realizadas mais de 113 mil podas, 17 mil remoções, e 13 mil substituições com árvores novas. As solicitações dos munícipes são atendidas pela subprefeitura da região que realiza uma vistoria no local e, posteriormente, o engenheiro agrônomo faz um laudo técnico indicando as condições da espécie arbórea e qual a intervenção necessária. Após autorização do serviço, publicado em Diário Oficial, o pedido entra no cronograma para ser executado pelas de áreas verdes da Subprefeitura responsável. Essas medidas são adotadas quando as árvores apresentam más condições fitossanitárias, risco de queda, ou interfiram na fiação elétrica, entre outros.

É preciso esclarecer que essas ações pertinentes às espécies arbóreas são balizadas por legislações estaduais e municipais. Todas as Subprefeituras possuem equipes de poda, esse serviço é sempre realizado com o acompanhamento de engenheiros agrônomos com base na Lei nº 10.365, já que a poda realizada irregularmente é considerada crime ambiental. É importante ressaltar que, quando o risco de queda é identificado, a remoção é feita imediatamente, pois as árvores com risco de queda são priorizadas.

O cidadão também pode ajudar nos casos de ocorrência de queda de árvore que interdite residências ou ofereça riscos à população, a Defesa Civil deve ser acionada através do telefone 199. Vale lembrar que qualquer cidadão pode solicitar o manejo de áreas verdes pelo telefone 156, pelo site (sac.prefeitura.sp.gov.br) ou pessoalmente na Praça de Atendimento da Subprefeitura da sua região.