PARELHEIROS, ROTEIRO TURÍSTICO ECORURAL

É difícil acreditar que na cidade de São Paulo exista uma região rural, com características interioranas onde é possível se escutar o canto dos pássaros e se deslumbrar com as paisagens verdejantes. Acredite, a região da Subprefeitura Parelheiros é contemplada por tudo isso. Nela podemos encontrar Áreas de Proteção Ambiental as APAs Bororé - Colônia e Capivari- Monos, Parque Naturais Municipais que são Unidades de Conservação, Ecoturismo, Chácaras para locação de eventos, diferentes manifestações culturais e vários atrativos naturais.

A APA é uma área em geral extensa, com um certo grau de ocupação humana, dotadas de atributos abióticos, bióticos, estéticos ou culturais especialmente importantes para a qualidade de vida e o bem-estar das populações humanas, e tem como objetivos básicos proteger a diversidade biológica, disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais.

O turísta pode visitar vários pontos turísticos, verdadeiras jóias da natureza. São cachoeiras, rios, represas e sem dúvida um por do sol maravilhoso.

Existem diversos roteiros turísticos formatados tais como: Histórico-Cultural, Ecológico e Rural passando pela Ilha do Bororé onde temos a Capela de São Sebastião, Sítio Paiquerê, Marina SOS, Levi, Florarte, Pequeiro Matsumura, Aquarium, Paraíso, em Parelheiros o Sítio das Palmeiras, Templo Messiânico Solo Sagrado, Igreja da Colônia, Aldeia Tenondé Porã, Aldeia Krukutu , PESM – Parque Estadual da Serra do Mar, Chácaras de Recreio para locação, Acampamento, Hospedagem e grande número de Chácaras preparadas para realização de eventos de empresas, escolas, casamentos, aniversários, confraternizações etc.


Para quem gosta de fazer caminhadas por trilhas ecológicas o Parque Estadual da Serra do Mar, núcleo Curucutu, disponibiliza monitores para acompanhar grupos.

O funcionamento da sede é de terça a domingo das 8:30 as 17:00 horas, para visitação é necessário agendamento prévio, que poderá ser realizado de segunda a domingo, das 8:00 as 17:00 horas. Telefone: (11) 5975-2000 email: pesm.curucutu@fflorestal.sp.gov com cópia para pesm.curucutu@gmail.com


Atualmente são disponibilizadas três trilhas homologadas.
1-Trilha do Mirante : Extensão de 2,5 km (ida e volta) tempo de percurso de 2:30 horas, nível médio e capacidade de carga de 12 pessoas por grupo

2- Trilha da Bica D’água: Extensão de 600 Metros (ida e volta) tempo de percurso de 15 minutos, nível fácil e capacidade de carga de 12 pessoas por grupo.

3-Trilha Santa Margarida: Extensão de 8.2 Km (ida e volta), trilha para banho, tempo de percurso de 3:00 horas, nível médio, capacidade de carga de 10 pessoas por grupo

É importante observar que o percurso das trilhas na Serra do Mar deve ser acompanhado por monitores locais e autorizado pelos órgãos de segurança locais, objetivando um passeio prazeroso sem colocar em risco a integridade física dos turistas, bem como evitar que os participantes se percam na mata.

O PAT - PA Posto de Atendimento ao Turista informa aos visitantes sobre os atrativos, roteiros turísticos e espaços para locação, indica monitores para orientação na prática de esportes radicais, visitação, trilhas de Jeep, passeios motociclisticos etc
Está localizado na Avenida Senador Teotônio Vilela, 8.000 - Parelheiros – SP
Atende de segunda a sexta feira, das 9:00 às 17:00 horas. Informações
(11) 5925-2736 patparelheiros@hotmail.com e Facebook: Pat Parelheiros