Caminhão é apreendido após ser flagrado jogando lixo na rua

Caso aconteceu na Avenida João Paulo I, onde houve várias reclamações de descarte irregular de lixo e entulho

Um caminhão flagrado jogando sacos de lixo pelas ruas da região foi apreendido pelos agentes vistores da Subprefeitura Freguesia/Brasilândia em uma operação armada com a Guarda Civil Metropolitana (GCM) e apoio da Polícia Civil de São Paulo. O flagrante ocorreu por volta da 1h desta quinta-feira (5), quando guardas-civis metropolitanos abordaram o veículo, de placa EFV 4543-SP, despejando cerca de 15 sacos pretos cheio de lixo orgânico na calçada da Avenida João Paulo I, na altura do número 1347, onde funciona uma escola de educação infantil.

O motorista J.G.M., de 48 anos, e seu ajudante, M.S.B., de 20 anos, foram detidos e levados ao Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC), onde foi registrado um boletim de ocorrência com base na lei 9.605/98, que trata de crimes ambientais (art. 54). Na delegacia, eles declararam que não sabiam se tratar de um crime e que pegavam o lixo para separar o material reciclável.

O caminhão, após ser multado e apreendido, conforme prevê a lei 13.478/02, que proíbe o depósito de entulho e lixo em vias públicas e logradouros, foi levado para o pátio da subprefeitura. O veículo pertence a uma empresa localizada no bairro da Vila Dionísia, zona norte, e presta serviços para restaurantes das zonas oeste e sul de São Paulo. No interior do veículo, foram encontrados papéis com ordens de serviços de 10 estabelecimentos, que também serão autuados pela Secretaria de Serviços do Município.

O Subprefeito da Freguesia/Brasilândia, Alexandre Moratore, ficou satisfeito com o resultado da operação e afirmou que vai pedir para a Secretaria de Serviços averiguar se esta empresa está regularmente cadastrada na Prefeitura. Sobre a operação, ele afirmou: “Venho articulando com mãos de ferro esta operação há mais de 2 meses com os demais órgãos envolvidos e minha tarefa é não dar trégua aos sujões”.