Secretaria dá início a mutirão de tapa-buraco em 200 avenidas de São Paulo

Ao todo, está prevista a utilização de 1.000 toneladas de massa asfáltica em seis meses.

A Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, por meio da Superintendência das Usinas de Asfalto (SPUA), iniciou, nesta segunda-feira (25), um mutirão de tapa-buraco nas principais avenidas de São Paulo. Ao todo, 200 vias de todas as regiões – sendo 35 da Zona Leste, 28 da Norte, 40 da Oeste, 33 da Sul e 64 do Centro/Leste/Sul, o chamado centro expandido - serão contempladas pelo serviço.

Está prevista a utilização de 1.000 toneladas de massa asfáltica por ao menos 10 equipes de tapa-buraco. O mutirão está previsto para durar seis meses. Neste período, as subprefeituras darão continuidade ao serviço de tapa-buraco nas ruas e vias periféricas de suas regiões, em atendimento às demandas da população.

A primeira fase do mutirão ocorrerá de segunda-feira (25) até a próxima sexta-feira (29), com 14 grandes avenidas sendo beneficiadas. São elas:

Eixo Norte-Sul
Praça Heróis da FEB
Avenida Santos Dumont
Praça Campo de Bagatelle
Avenida Tiradentes
Avenida Prestes Maia
Avenida 23 de Maio
Avenida Rubem Berta
Avenida Interlagos
Avenida Washington Luís

Eixo Leste-Oeste
Avenida Francisco Matarazzo
Elevado Costa e Silva
Interligação Leste-Oeste
Avenida Radial Leste (Mooca, Aricanduva/Vila Formosa e Itaquera)

Demais eixos
Avenida do Estado – entre Marginal Tietê e Santo André
Avenida Dr. Ricardo Jafet – entre Avenida do Estado e Rodovia dos Imigrantes

O mutirão de tapa-buraco prosseguirá no final de semana dos dias 30 de abril e 1º de maio, com avenidas das subprefeituras Butantã e Itaquera sendo contempladas.

Em 2015, foram tapados mais de 294 mil buracos, o que equivale a uma área total superior a 1,9 milhão de metros quadrados. No ano passado, foram mais de 216 mil toneladas de massa asfáltica produzidas. Até março deste ano, quase 54 mil buracos já foram tapados, uma média mensal de quase 18 mil buracos. Ao todo, 63 equipes integram os programas de tapa-buraco e recapeamento de vias da Prefeitura.

Malha viária
A cidade de São Paulo possui uma malha viária de mais de 17.000 km de vias pavimentadas. A grande maioria das principais vias é antiga, com 70 anos ou mais, e foi feita para condições pouco severas de uso. Aos poucos, essa malha vem sendo adequada às nossas novas e intensas solicitações de tráfego.

Um programa bem feito de conservação de pavimento, um dos principais serviços de zeladoria realizado pela secretaria, envolve, conjuntamente, o programa de tapa-buraco e o de recapeamento, serviços necessários e complementares.

Além disso, os métodos vêm sendo aperfeiçoados, conforme a evolução tecnológica de material, ferramental e de metodologia. Desta forma, há menos ocorrência de buracos nas vias, evitando o retrabalho, devido à metodologia mais recente adotada e que a Prefeitura exige - e fiscaliza - das empresas contratadas.

Em relação a possíveis desníveis na via por conta dos chamados ‘remendos’, isso se deve às características naturais do asfalto, que se presta justamente à pavimentação de vias de carro, porque é compressível, flexível, responde à temperatura sem trincar, mas, em contrapartida, pode variar na altura.

Quando um buraco é tapado, sabe-se que, com o tempo, vai sofrer uma compactação até chegar ao nível de compactação do pavimento que está na via há anos.