‘Cata-Bagulho’ recolhe cerca de 358 mil toneladas de materiais inservíveis em 2015

Subprefeituras retiraram cada uma, em média, mais de 11 mil toneladas de produtos das ruas de São Paulo no ano passado.

As 32 subprefeituras de São Paulo recolheram, em 2015, quase 358 mil toneladas – uma média de 11.187 toneladas por subprefeitura - de materiais inservíveis nas operações Cata-Bagulho realizadas em milhares de ruas pela cidade. Além disso, foram retirados ainda mais de 700 mil toneladas – média de 21,875 mil toneladas - de entulho no ano passado pelas equipes de limpeza das subprefeituras. Nos dois primeiros meses deste ano, o Cata-Bagulho já retirou mais de 32,5 mil toneladas de materiais inservíveis. E quase 52 mil toneladas de entulho já foram recolhidos das ruas.

O Cata-Bagulho é uma ação gratuita, promovida pela Prefeitura de São Paulo, realizada em todas as subprefeituras, que tem como objetivo impedir que materiais inservíveis como móveis velhos, eletrodomésticos quebrados, pedaços de madeira e metal, sejam depositados em vias públicas, córregos e terrenos baldios, pois além de prejudicar a conservação do espaço público, o descarte irregular é considerado crime ambiental, sujeito à multa de R$ 17 mil em caso de flagrante.

As operações têm acontecido todos os sábados, de acordo com a programação das subprefeituras, cada uma delas é responsável pela programação de dias, vias e horários. É importante ressaltar que pode ocorrer alteração no percurso, em função da disponibilidade de transporte e de funcionários, além das necessidades regionais. Por isso, os moradores precisam consultar o site da subprefeitura de sua região na sexta-feira, véspera da ação.

Para que a ação seja realizada da forma adequada, os munícipes precisam colocar os objetos a serem recolhidos em suas calçadas com uma hora de antecedência de acordo com a programação, atentando para os horários e para as vias que serão percorridas.

Se o munícipe quiser descartar algum item inservível, mas a rua não foi contemplada na última operação Cata-Bagulho, é possível solicitar à subprefeitura de sua região ou comparecer a um dos Ecopontos espalhados pela cidade.

Ecopontos são locais de entrega voluntária de pequenos volumes de entulho (até 1 m³), grandes objetos (móveis, restos de poda de árvores etc.) e resíduos recicláveis. A população pode dispor o material gratuitamente em caçambas distintas para cada tipo de resíduo. A oferta destas áreas tem sido, gradativamente, ampliada em todas as regiões da cidade. O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 6h às 22h e, domingos e feriados, das 6h às 18h. A recolha de entulho de vias da capital é outro importante serviço de zeladoria realizado pelas subprefeituras.