Em encontro na rua, secretário apresenta projeto de requalificação dos calçadões do Centro

Participaram comerciantes locais e representantes de associações comerciais e de moradores e entidades de revitalização da região central

O secretário de Coordenação das Subprefeituras de São Paulo se reuniu, na manhã do dia 3 de setembro,com comerciantes e representantes de associações comerciais e de entidades civis para apresentar o projeto de requalificação do calçamento do Centro de São Paulo. O encontro ocorreu na esquina das ruas 7 de Abril com a Dr. Bráulio Gomes.

O projeto prevê melhorias em ao menos 11 pontos distintos da região central. Entre os locais beneficiados, estarão o Vale do Anhangabaú, a escadaria da Rua 13 de Maio, na Bela Vista, o calçadão em frente ao Teatro Municipal, na Praça Ramos, e a própria Rua de 7 de Abril, cujo trecho entre a Rua Dr. Bráulio Gomes com a Avenida Ipiranga, o primeiro do projeto que será implementado, irá virar um calçadão, a exemplo do que já ocorre em nas vias dos arredores.

Ao todo, cerca de 60 mil metros quadrados da região central passarão pela requalificação. As pedras portuguesas serão substituídas por blocos (20x40x16cm) de pavimento lisos e removíveis, o que permitirá que as concessionárias fornecedoras de serviços aos moradores da região façam a manutenção em seus pontos de visita (PV) sem a necessidade de quebrar o calçamento.

Além disso, a superfície destes blocos recebe tratamento com aditivo a base de dióxido de titânio, que provoca uma reação em contato com o chorume que escorre dos sacos de lixo, facilitando a sua vaporização e, assim, evitando manchas.

O projeto também prevê a colocação de mobiliário urbano e equipamentos, como contêineres subterrâneos para o depósito do lixo. As obras de calçamento da Rua 7 de Abril – que já começaram e devem ser concluídas em sete meses - ocorrerão por etapas, com o objetivo de criar o menor impacto possível na rotina de comércio e de escritórios da região. Inclusive, mesmo depois da conclusão do calçadão da ‘7 de Abril’, o tráfego para carga e descarga de mercadorias será liberado.
Ao todo, serão 3,12 mil metros quadrados que serão revitalizados na ‘7 de Abril’, ao custo de R$ 2,185 milhões.

O secretário de Coordenação das Subprefeituras, ao comentar sobre o projeto, o qualificou de “revolucionário” e afirmou que irá valorizar o patrimônio dos moradores e comerciantes destes locais, além de propiciar a ocupação dos espaços públicos bem como permitir a acessabilidade total.

Mais informações sobre o projeto de requalificação dos calçadões podem ser obtidas no site http://gestaourbana.prefeitura.sp.gov.br/requalificacao-dos-calcadoes/