Subprefeitura Mooca e Secretaria Municipal de Serviços atuam juntas na “Mega Ação Bairro Limpo”

Nos dias 9 e 17, as ações serão concentradas na zona cerealista

”Não é apenas um mutirão de zeladoria, mas sim uma ação ambiental em uma das áreas mais antigas da cidade e que presta importante papel de distribuição de alimentos para todos os bairros”. Essa é a definição do subprefeito da Mooca, Evando Reis, para a ação integrada que começa nesta segunda feira, 9, às 8h, com ponto de encontro no Largo da Concórdia e se estendendo às ruas da região cerealista.

A ação terá duração de 20 dias para atender todo distrito do Brás, mas nos dias 9 e 17 será concentrada exclusivamente na região cerealista.

A iniciativa contará com um efetivo de 25 caminhões e 250 funcionários para serviços de limpeza, de fiscalização, poda de árvores, limpeza de bocas de lobo, entre outros. Haverá ainda, abordagens de conscientização direcionadas aos comerciantes e frequentadores, por agentes ambientais com orientações e distribuição de informativos.

Só para se ter uma ideia, a subprefeitura recolhe, somente na região cerealista, cerca de sete toneladas de lixo de varrição e 45 de entulho, por dia. Em 2014, foram aplicadas 119 multas por descarte irregular de lixo e em 2015, até o momento, contabilizadas 34 pelos agentes vistores, sem contar as penalidades impostas por outros órgãos municipais.

Além desses serviços, a Subprefeitura faz constantes ações de limpeza, operação cata-bagulho, lavagem, entre outros serviços de zeladoria. Mesmo assim, a região sofre com o descarte desmesurado de sobras de alimentos realizados nas calçadas, a despeito da fiscalização. Isso ocorre devido ao grande volume de mercadorias que circulam no tradicional ponto atacadista da cidade.

Em função dessa situação, a administração municipal quer contar com o apoio dos moradores e empresários para melhorar o aspecto, a conservação e melhor convivência de todos no Brás, que também é um local que recebe muitos consumidores e turistas de vários pontos do país.