Clube Escola Mooca receberá ação especial de zeladoria no próximo sábado

Subprefeitura Mooca convida os munícipes interessados em participar como voluntários

A partir das 8h deste sábado, 28, uma ação especial de zeladoria será realizada em toda área externa do Clube Escola Mooca, que tem aproximadamente 190 mil m². Até as 16h, mais de 200 funcionários habilitados estarão envolvidos em diversos serviços, incluindo poda e plantio de árvores; capinação; varrição; pintura de muros, guias e sarjetas; conservação de mobiliários; limpeza de bueiros; reparo de buracos; e o conserto de calçadas.

A Subprefeitura Mooca já conta com a colaboração de voluntários e a maioria são moradores da região que tem uma história de amor com o local. “Essa foi uma ótima iniciativa para o bairro, pois no sábado vamos começar juntos a levantar a imagem do Clube Escola. Todos estão aprovando a ideia”, afirma Maria Isabel Lopes Calipo, moradora da Mooca. Esta operação será apenas a primeira das muitas ações programadas. Para se inscrever e ser um voluntário é simples. Basta ligar no telefone 2292-2122, fazer seu cadastro e participar desta importante fase de um dos espaços públicos mais frequentados pelos mooquenses.

Tudo isso está dentro dos objetivos da administração distrital, a qual pretende incentivar a reapropriação do Clube Escola pelos moradores. Vale ressaltar que nos últimos meses o complexo passou por intervenções e melhorias importantes. Destacam-se: a construção de uma ciclovia; reforma das quadras de vôlei de areia; construção de uma pista de bicicross; substituição dos equipamentos de ginástica; e constantes ações de zeladorias.

Além disso, a área está comportando a realização de eventos de grande porte, como por exemplo, o aniversário do bairro; o Moocarnaval; e diversas feiras gastronômicas.

Neste momento, a Subprefeitura Mooca está firmando uma parceria com a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação – que é responsável pelo espaço – para assumir e compartilhar o compromisso de conservar área externa do Clube Escola Mooca. É importante salientar que estas são medidas para sanar as ocorrências de conservação do local e, assim, possibilitar o acesso devido da população aos equipamentos públicos de qualidade.

A área hoje pertencente à municipalidade era, em 1876, o Jóquei Clube da cidade, considerado um fato relevante para o desenvolvimento do bairro. Rafael Paes de Barros, proprietário de muitas terras naquela época, foi quem proporcionou seu surgimento. Até o Turfe de São Paulo foi realizado lá, devido à região ser considerada um ambiente de alta categoria, excelente para morar e ter sido importante para a economia da cidade, com a indústria têxtil assim como outros setores.