Subprefeituras celebram o Natal com atividades gratuitas para a população

Concurso de decoração, gastronomia e presença do Papai Noel são os destaques da programação

 O Natal está chegando. E, para celebrar esta data tão especial nos quatro cantos da cidade, cinco subprefeituras da cidade promovem diversas atividades para a população de todas as idades. A programação está para todos os gostos, com oficinas, apresentações artísticas, serviços sociais, gastronomia, mutirões para decoração e a visita do Papai Noel.

A “1ª Parada Natalina do Ó”, acontece no dia 13, a partir das 18 horas, no Largo da Matriz, na Freguesia do Ó. Diversas atividades estão programadas para recepcionar o “bom velhinho”, que antes percorrerá as ruas do bairro com surpresas para os moradores da região. O evento terá apresentações do “Coral IBL”, “Coral Jovem Shalon” e “Orquestra Maratana”, seguido de uma grande queima de fogos. Além disso, as tendas de alimentação da feira “Freguesia das Artes” marcam presença com sua culinária diversificada.

Entre músicos e voluntários, mais de 150 pessoas participaram da ação e produção. As Fábricas de Cultura do distrito, a Casa de Cultura Salvador Ligabue e o Grupo Amigos do Papai Noel da Freguesia do Ó se uniram para a realização da festa, que conta com o apoio dos comerciantes locais, Polícia Militar, Guarda Civil Metropolitana e Subprefeitura Freguesia/Brasilândia.

Com a finalidade de incentivar o envolvimento dos moradores, o mutirão para decoração das praças, ruas e comércios acontece no distrito da Freguesia do Ó. As inscrições para o primeiro concurso de decoração, com o tema “Natal da Alegria 2014”, poderão ser feitas na sede da subprefeitura junto à Supervisão de Cultura, das 9h às 16h. A administração local oferece aos participantes a iluminação festiva e os mutirões atuam criando sua decoração, que devem estar concluída até o dia 14 de dezembro.

A comissão julgadora irá avaliar os seguintes critérios: originalidade, criatividade, arte, estética, harmonia, conjunto, dimensão, iluminação e cores. E não para por ai, os três primeiros colocados receberão um kit de ceia natalina. O resultado será divulgado no dia 22 de dezembro, às 15 horas, no Auditório da Subprefeitura.

A Subprefeitura Santo Amaro desenvolve de 2 a 12 de dezembro o evento “Contares, cantares e saberes natalinos”, que contará com apresentações de corais, de orquestras, e de mestres da cultura popular. As atividades acontecem na Praça Floriano Peixoto em duas audições: às 12h e às 20h.

Oficinas de artesanato
Com “Mulheres Rendeiras Tecem o Natal”, a Subprefeitura Santo Amaro disponibiliza oficinas de técnicas de artesanato em produtos utilitários, decorativos e acessórios de moda com o tema natalino. As oficinas acontecem nos dias 3,10, 17, 24 e 31, das 10h às 18h. Já nos dias 2, 4, 9, 10 e 11, o Natal encantado terá contadores de histórias dos grupos “Línguas Encantadas e Encantantes”, “Contadores do Reino” e do “Projeto Conta Comigo”, em uma tenda ambientada às 11h e às 15h.

Em sua 8ª edição, o Natal na Praça, em parceria com a Associação Comercial Distrital Sul, transforma dia 13 de dezembro a praça Floriano Peixoto num centro de serviços, com uma diversificada programação artístico/cultural e literária. Neste dia, a população terá à disposição orientações jurídicas, oficina de empreendedorismo, palestras sobre geração de renda, exames de saúde, corte de cabelo, esmaltação, massagem, troca e doação de livros, contação de histórias, presépio vivo, corais e orquestras, feira de artesanato e gastronomia natalinas.

Já em Ermelino Matarazzo, nos dias 3, 10 e 17 acontecerão oficinas de móbile natalino, aplique e crochê, com turmas às 9h e às 14h, na própria sede da subprefeitura.

Para a população da região da Mooca, acontece pela primeira vez “O Circuito de Natal”, com apoio da administração pública local. Dando inicio às comemorações, o Encontro de Corais na Igreja São Rafael será realizado na sexta-feira (5), às 20h.

A Praça Ciro Pontes, o Largo Nossa Senhora do Bom Parto, Largo São José do Belém, Praça Sílvio Romero e Praça São Luiz do Maranhão, receberão a Iluminação Natalina da Prefeitura com execução da ILUME, no dia 6.

E não para por ai, O Passeio Ciclístico fará um percurso de 10 km pelas ruas da Mooca no domingo, dia 14. Os interessados em participar ganharão uma camiseta mediante à entrega de um brinquedo novo, que será doado a uma Instituição beneficente.

O Centro Cultural Pompéia, com o apoio da Subprefeitura Lapa, promove a 5ª edição da mostra cultural “Jingle Blues – Natal Iluminado na Vila Pompeia”, no dia 14, das 11h às 20h. As inscrições para expositores de moda, artesanato, acessórios e gastronomias estão abertas até o dia 11.

O evento tem presença confirmada dos artistas Adriana Guedes, Caio Ignácio e convidados, além das bandas Blues Stock, Street Blues, Pompeia 72, além da participação do Sapateador Marcelo Gomes, DJ residente Edivaldo Jatobá, entre outros.

O “Natal Iluminado” também conta com a feira de artesanatos, moda e acessórios; e variedades gastronômicas. Já para a diversão do público infantil, haverá um espaço com brinquedos infláveis.

Serviço:
Subprefeitura Freguesia/Brasilândia
Mutirões de decoração

1º Concurso de Decoração com o tema “Natal da Alegria 2014”
Quando?
A partir do dia 24/11
Horário: inscrições da 9h às 16h
Inscrições gratuitas: deverão ser feitas na sede da Subprefeitura, à Rua João Marcelino Branco, 93

1ª Parada Natalina do Ó
Quando?
dia 13
Horário: às 18h
Local: Largo da Matriz na Freguesia do Ó

Subprefeitura Santo Amaro
Contares, cantares e saberes natalinos
Apresentações de Corais, Orquestras e Mestres da cultura popular
Quando?
2 a 12 de dezembro
Horário: às 12h e às 20h
Local: Praça Floriano Peixoto

Mulheres rendeiras tecem o Natal
Quando?
dias 3, 10, 17, 24 e 31 de dezembro
Horário: das 10h às 18h
Local: Praça Floriano Peixoto

Natal encantado
Contadores de Histórias
Quando?
2, 4, 9, 10 e 11 de dezembro
Horário: às 11h e às 15h
Local: Praça Floriano Peixoto

Natal na praça – 8ª edição
Quando?
13 de dezembro
Horário: das 10 às 20h
Local: Praça Floriano Peixoto

Subprefeitura Ermelino Matarazzo
Oficinas de artesanato
Quando?
dias 3, 10 e 17 dezembro
Horário: às 9h e às 14h
Local: sede da Subprefeitura, Av. São Miguel, 5550

Subprefeitura Mooca
Encontro de Corais na Igreja São Rafael
Quando?
dia 5
Horário: às 20h
Local: Largo da na Igreja São Rafael

Iluminação da Praça
Quando?
dia 6
Local: Praça Ciro Pontes, Largo Nossa Senhora do Bom Parto, Largo São José do Belém, Praça Sílvio Romero e Praça São Luiz do Maranhão

Passeio Ciclístico de Natal – Pedala Mooca
Quando?
dia 14
Horário: às 8h
Local: concentração na sede da Subprefeitura, Rua Taquari, 549

Subprefeitura Lapa
5ª Edição do “Jingle Blues – Natal Iluminado na Vila Pompéia”
Quando?
dia 14
Horário: das 11h às 20h
Local: Entre as ruas Ministro Ferreira Alves e Tucuna - Vila Pompéia