Exposição “Nordeste reinventado na imagem gravada”, em Cidade Tiradentes

Com curadoria de Bené Fonteles exposição acontece até janeiro de 2015

 Após o sucesso da exposição no Centro Cultural São Paulo (CCSP), a exposição “Nordeste Reinventado na Imagem Gravada”, com curadoria de Bené Fonteles, está em cartaz no Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes, na zona Leste da capital paulista.

A mostra, que fica em cartaz até 11 de janeiro de 2015, traz cerca de 200 obras de xilogravura realizadas por 27 gravadores, entre eles Stênio Diniz, Gilvan Samico, José Lourenço e Francisco de Almeida.

Fonteles, curador da exposição, é artista plástico, compositor, escritor e pesquisador especializado em xilogravura, método que estuda desde a década de 1980. Todo o seu acervo “Xilogravura Nordestina – Trajetória e Evolução” será doado para a Coleção de Arte da Cidade, sediada no CCSP.

Em 2011, o curador expôs no Memorial da Cultura Cearense, este mesmo acervo que agora chega a São Paulo, inserido em uma mostra ainda mais ampla. Está presente na seleção de obras toda a riqueza estética e o universo cultural que marca esta forma de arte. Em outubro deste ano, Fonteles lançou o catálogo da exposição no Centro Cultural São Paulo.

Além das xilogravuras, o visitante também poderá consultar um acervo de literatura de cordel ilustrado pelos xilógrafos e um atelier de xilogravura, com oficinas do gravador José Lourenço, totalmente aberta ao público.

Sobre o Centro de Formação Cultural
Inaugurado em 22 de dezembro de 2012, o Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes é um equipamento municipal vinculado ao DEC – Departamento de Expansão Cultural da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura da Cidade de São Paulo. Além de programação cultural, o local oferece cursos modulares de formação técnica em profissões ligadas à arte e à cultura. Conta com biblioteca, laboratório de línguas, telecentro, cinema, sala de exposições e teatro.

Sobre o artista
Bené Fonteles é artista plástico, poeta e compositor e curador de exposições notáveis. Nasceu em Bragança, no Pará, em 1953 e suas atividades levaram-no a diferentes regiões do país. Montou diversas exposições em espaços importantes, como a Pinacoteca do Estado de São Paulo, Museus de Arte Contemporânea do Rio de Janeiro e Curitiba, Museus de Arte de São Paulo e de Brasília.
Também promoveu dezenas de exposições individuais, muitas delas de arte e ecologia, além de promover seminários e oficinas de criatividade.

Serviço:
Exposição de Xilogravura “Nordeste reinventado na imagem gravada”
Local:
Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes
Endereço: Rua Inácio Monteiro, 6.900, esquina com a Rua Alexandre Davidenko, Bairro: Cidade Tiradentes, Zona Leste.
Mais informações: 2555-2840.
Abertura: dia 8/11, às 11h.
Visitação: De 9 de novembro a 11 de janeiro de 2015
Horário: De terça à sábado, das 10h às 22h.
Gratuito
Classificação: Livre