Subprefeitura São Miguel implanta acessibilidade em 5,8 km de calçadas

Iniciativa contemplou oito vias da região com investimento de R$ 4,7 milhões

 A Subprefeitura São Miguel acaba de implantar mais de 5 km de calçadas com acessibilidade na região do Jardim Helena.

Ao custo de R$ 4,7 milhões, a iniciativa contemplou oito vias da região (confira lista abaixo). As obras têm o objetivo de complementar a implantação da ciclovia da região, que conta com 11,9 km de extensão e interliga os bairros de Jardim Helena e São Miguel Paulista, integrando-se com a Estação da CPTM e a passarela local.

Para garantir a acessibilidade em calçadas, é necessário observar as características dos pisos, o material de revestimento, inclinações, desníveis, dimensões e padronização de mobiliários e elementos urbanos.

Na construção ou adaptação das calçadas, passeios, ou vias exclusivas de pedestres, os pisos devem ter superfície regular, firme, estável e antiderrapante.

Recomenda-se ainda que o material de revestimento das calçadas seja anti reflexivo e deve-se evitar os que contenham desenhos com muito contraste de cores que possam causar ilusão ótica e sensação de insegurança, principalmente para pessoas com baixa acuidade visual. O material de revestimento das calçadas deve, ainda, evitar trepidações para as pessoas que usam cadeira de rodas.

Relação das vias contempladas

Via
EXTENSÃO (m lineares)
Av. Dr. José Artur Nova 770,00
R. São Gonçalo do Rio das Pedras 880,00
Av. Oliveira Freire 2.080,00
R. Sol da Meia-Noite 230,00
R. Sabiá Laranjeira 260,00
R. Cachoeira do Brumado 250,00
Av. Kumaki Aoki 840,00
R. Carlo Bibiena 540,00
TOTAL 5.850,00