Ação integrada do Bom Retiro leva intervenções e serviços para a população

Melhorias no bairro acontecerão de quinta a sábado com serviços gratuitos

 A partir desta quinta-feira, 25, até sábado, 27, acontece a Ação Integrada do Bom Retiro, conjunto de serviços e intervenções públicas organizado pela Subprefeitura Sé em resposta a uma série de demandas levantadas pela população local durante reunião feita no começo do mês.

Além disso, no dia 27, das 9h às 17h, acontecerá na praça Coronel Fernando Prestes a prestação de uma série de serviços gratuitos à população.

Dentre os principais serviços que serão realizados destacam-se reforço na limpeza, atenção a pontos viciados de descarte de lixo, assistência social aos moradores de rua, melhorias na iluminação pública, nos calçamentos, na acessibilidade e no tráfego de ônibus na região, entre outras.

Também serão construídas 37 rampas de acessibilidade, dentre as quais oito estão na rua da Graça com Carmine Pate e na Afonso Pena com a Salvador Leme; sete na rua da Graça com Júlio Conceição e quatro na rua da Graça com Ribeiro de Lima e Correia de Melo.

Ao longo desta semana, também foram retiradas as grades das avenidas Tiradentes e Santos Dumont e foi feito o plantio de grama em seus canteiros centrais. No bairro, ainda estão programados serviços de zeladoria, limpeza, podas e conservação de áreas verdes.

Dentre elas destacam-se a poda de 129 árvores na Praça Armênia – serviço iniciado há duas semanas e que continuará depois da Ação Integrada, devido à grande demanda –, 19 árvores na rua Afonso Pena, 11 nas ruas Odete Sá Barbosa e Benedita Sá Barbosa, nove na Ribeiro de Lima e duas na Júlio Conceição, além da limpeza de três palmeiras na Praça Coronel Fernando Prestes.

A ação de conservação de áreas verdes também se estende paras as praças Coronel Fernando Prestes, Maimonides Rabi Moshi Bem Maikon, Paulo Gianotti, Luis Parnes, Coronel Fernando Prestes, Embaixada Nordestina e nas ruas Rua Prates (entre a rua José Paulino e a Ribeiro de Lima), no canteiro central e no canteiro central da rua Sérgio Thomas.

Os serviços de capinação, limpeza de lambe-lambe nos postes, pinturas de guias e lavagem de vias serão feitos no perímetro delimitado pelas ruas dos Italianos, Silva Pinto, Newton Prado e Barão de Tibaji e nas ruas Tenente Pena e Aimorés.

Também está prevista a limpeza mecanizada de bocas de lobo em toda extensão das ruas dos Italianos, José Paulino, Silva Pinto, Tenente Pena, Professor Cesare Lombroso, Ribeiro de Lima, Prates, João Kopke, Anhaia, Joaquim Murtinho, dos Bandeirantes, Amazonas, General Flores, Lubavitch, Correia de Melo, Newton Prado, Barra de Tibaji, Jaraguá, Javaés e no entorno do Parque da Luz. Também será feita a intensificação da limpeza de pontos viciados de descarte de entulho e cata-bagulho.

O Bom Retiro receberá ainda ações de recolhimento de carros abandonados e passará por fiscalizações diversas, inclusive para a retirada de banners e propagandas irregulares. Também estão previstas ações de fiscalização de calçadas. Além disso, já foi feita operação contra a venda de irregular de mercadorias diversas feita por ambulantes na “Rua das Noivas”.

Outras ações de iluminação pública, tráfego, sinalização e segurança estão sendo estudadas pelos órgãos responsáveis – Ilume, CET, SPTrans, EMTU, PM e GCM – para a viabilização de ações específicas que demandam maior planejamento.

No âmbito municipal, participam desta Ação Integrada ao lado da Subprefeitura Sé as secretarias de Coordenação das Subprefeituras, de Serviços, de Segurança Urbana, de Saúde, de Desenvolvimento e Assistência Social, de Políticas para as Mulheres, CET, da Cultura, de Esporte, do Trabalho, de Direitos Humanos e de Governo.

Serviços e atividades no dia 27
Para o sábado, dia 27, das 9h às 17h está programada uma série de atividades na Praça Coronel Fernando Prestes envolvendo a população local e circulante. A Subprefeitura Sé terá uma Praça de Atendimento para que a população tire dúvidas e leve suas sugestões e reclamações.

A Guarda Civil Metropolitana terá bases móveis de mediação de conflitos e da Campanha do Desarmamento e tenda de atendimento do programa Guardiã Maria da Penha. A Secretaria de Políticas para Mulheres terá Unidade móvel de atendimento às mulheres em situação de violência, com orientações e encaminhamento de suas demandas e informações sobre autonomia econômica.

A Secretaria Municipal de Saúde fará testes de HIV, sífilis, glicemia e tuberculose; aferição de pressão arterial; orientação e distribuição de panfletos sobre dengue e leptospirose; distribuição de preservativos; vacinação de gripe; orientações sobre câncer oral feito pelo Centro de Especialidades Odontológicas e confecção de Cartão SUS.

A Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social fará a intensificação de visitas domiciliares e abordagem a pessoas em situação de rua. O SEBRAE-SP terá tenda com orientações para pequenos empresários e sobre como abrir empresa e o Instituto Embelleze oferecerá cortes de cabelo e esmaltação gratuitos. A praça também terá ecomóvel com informações sobre educação ambiental.

Além destes serviços, outras programações terão horários específicos:

9h às 13h: regulação migratória e oficina de corte e costura feitos pelo Centro de Apoio ao Migrante (Cami)
10h: Futebol de rua com os times Tendas Bela Vista e Barra Funda, Centro
de Acolhida João Paulo II e Complexo Prates
11h: Roda de samba e sarau de música e poesia do Espaço de
Convivência da Barra Funda
12h: Apresentação de grupo de dança folclórica
14h: Coral Dom Bosco
15h: Apresentação de capoeira – Centro da Criança e do Adolescente – Provim