Ações integradas da Prefeitura na Bela Vista oferecem serviços públicos e atividades culturais e esportivas

Ouvindo a população local, Subprefeitura Sé programou uma série de ações em benefício do bairro, que acontecem de 14 a 16/08

 Nos próximos dias 14, 15 e 16 de agosto, a Subprefeitura Sé, em parceria com as secretarias de Serviços, de Assistência e Desenvolvimento Social, Saúde, Cultura e Esportes, além da GCM e da CET, farão um conjunto de serviços públicos em benefício da Bela Vista.

A ação integrada é resultado da soma das sugestões e reclamações levantadas pela população em audiência pública realizada no dia 30 de julho e recebidas pela Subprefeitura Sé em sua Praça de Atendimento, por meio do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) ou ainda através do diálogo mantido com conselhos, associações e movimentos sociais.

O objetivo é responder, em poucos dias e de maneira concentrada, algumas das principais reivindicações da comunidade.

Além disso, serão realizadas atividades de saúde, assistência social, cultura, esporte e lazer. A iniciativa na Bela Vista é a primeira de uma série que a Subprefeitura Sé fará em todos os seus oito distritos.

 

Serviços reivindicados

Dentre as principais reivindicações apresentadas pela população estão melhorias na limpeza pública, na poda de árvores, reparos em calçadas e na acessibilidade, atenção aos moradores de rua e aos idosos, entre outras questões.

Para responder a estas e outras demandas, a Subprefeitura Sé, em parceria com os órgãos da administração municipal, fez uma programação especial de serviços e atividades para estes três dias.

Obras e infraestrutura urbana

Uma dos serviços consiste na construção de 30 rampas de acessibilidade em calçadas estratégicas de vias como as avenidas Brigadeiro Luís Antônio e Nove de Julho; as ruas Humaitá, Vicente Prado, Jaceguai, Rui Barbosa, Pedroso, Dr. Lourenço Granato, Barata Ribeiro, Manoel Dutra, Conselheiro Carrão e Fortaleza e Praça 14 Bis.

Também estão agendados reparos na calçada na Rua Humaitá em frente à EMEI Angelo Martino. Além disso, a Ilume fará a revisão e o reforço de iluminação no bairro.

Áreas verdes

Outra ação será a conservação de áreas verdes nas ruas Professor Laerte Ramos de Carvalho, dos Ingleses, no canteiro central da Rui Barbosa e praças Dom Orione – onde serão feitos consertos nas floreiras e no piso – e Ítalo Bagnoli.

Além disso, estão programadas 50 podas de árvores em pontos previamente determinados das ruas Treze de Maio, Rui Barbosa, Conselheiro Carrão, Conselheiro Ramalho, São Vicente, Manoel Dutra, Humaitá e João Passalaqua.

Limpeza e conservação de vias

Nestes dias, a Amlurb fará varrição, lavagem, capinação, limpeza de bueiros, pinturas de guias e de pichações e retiradas de lambe-lambes em diversos locais como as ruas Rui Barbosa, Treze de Maio, Dr. Luís Barreto, Humaitá, Praça Pérola Byington. Também serão feitas operações tapa-buracos em pontos específicos das principais vias do bairro.

A CET, por sua vez, fará a melhoria das sinalizações horizontais (faixas de pedestres), a substituição de placas de sinalização e a instalação de “lombada” na Rua Humaitá devido à presença de escola e UBS no local.

Assistência social

No campo da assistência social, a SMADS fará visitas domiciliares visando à atenção às famílias em vulnerabilidade social, intensificará as ações do núcleo de convivência do idoso (NCI) e oferecerá serviços do centro de convivência do adolescente.

Segurança e fiscalização

A GCM instalará uma base na Praça Dom Orione e também haverá ações de fiscalização e de orientação sobre a manutenção das calçadas, bem como de retirada de possíveis carros abandonados.

Praça de Atendimento

Na ação do dia 16 de agosto, a Subprefeitura Sé ainda terá uma Praça de Atendimento na Rua Fortaleza (entre as ruas Treze de Maio e Rui Barbosa) funcionando ao longo do dia para o cidadão poder solicitar diversos serviços, tais como pedidos de poda, remoção e plantio de árvores; rebaixamento de guias, ampliação de iluminação pública; recapeamento de vias, coleta de lixo e varrição, entre outros.

No mesmo local, a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social fará cadastro para o Bolsa Família. Além disso, o local contará com tenda da Secretaria da Saúde que fará testes de glicemia, HIV e sífilis, distribuição de preservativos e serviços de consultório de rua. A CET também disponibilizará atendimento sobre questões relacionadas ao trânsito.

Programação cultural e esportiva

Além dos serviços de zeladoria e infraestrutura urbana, a ação integrada contará com atividades culturais e esportivas. Dentre os destaques, estão os grafites que serão feitos no viaduto 14 Bis pelo artista Rui Amaral e em tapume a ser colocado no coreto da Praça Dom Orione, assinado por Bárbara Goy.

Abaixo, a programação completa:

Dia 14/08 – quinta-feira
10 h -11h: Abertura com grupo de capoeira CCA Um Novolhar Sobre o Bixiga – Praça Dom Orione;
14h: Início do trabalho de grafite com Rui Amaral no Viaduto 14 Bis, com término previsto para o sábado, dia 16;
14h às 17h: Tai Chi Chuan na Praça Dom Orione;
Dia 15/08 – sexta-feira
13h30 -16h: Campeonato de Futsal com crianças e adolescentes (feminino e masculino) - Quadra da Achiropita;
14h – 19h: Exposição de desenhos “Do espetáculo, há vida” – Grupo Gincobilando - Praça Dom Orione;
16h -17h: Grupo de Hip Hop CCA Um Novolhar Sobre o Bixiga - Praça Dom Orione;
16h: Início do trabalho de grafite com Bárbara Goy – Tapume do Coreto da Praça Dom Orione;

Dia 16/08 – sábado
9h -14h: Avaliação Física na tenda ou na Praça Dom Orione;
14h -17h: Oficina de bijuterias SASF Bela Vista / Novolhar - Praça Dom Orione;
17h -18h: Poesia de Cordel com João Gomes e Cacá Lopes - Praça Dom Orione;
18h -19h: “Sarau caipira: poemas e canções” com o grupo Ô de Casa - Praça Dom Orione;
20h- 21h: Encerramento com Banda Emblues Beer Band – Praça Dom Orione.