Subprefeitura Lapa promove a revitalização de passagens subterrâneas

Conhecidas popularmente como “Toca da Onça” e “Doze de Outubro”, passarelas foram contempladas com serviços de reforma e adequação.

Passagem Toca da OnçaA Subprefeitura Lapa concluiu recentemente a revitalização de duas passagens subterrâneas na região da Lapa. Os locais popularmente conhecidos como “Toca da Onça” e “Doze de Outubro” receberam serviços de manutenção, reparações e adequações. Era uma reivindicação antiga da população que utiliza diariamente as passagens na região.

Em dezembro de 2015, foi disponibilizada verba para as reformas das passagens subterrâneas. À época, para atender às solicitações feitas pela população e pelos comerciantes, optou-se por priorizar as obras na Toca da Onça, onde havia problemas mais sérios que afetavam diretamente usuários que ali circulam.

Sendo assim, em fevereiro de 2016, a Subprefeitura iniciou os serviços na passagem “Toca da Onça”. A obra foi concluída no final do mês de março e, entre algumas das intervenções que foram realizadas, estão a manutenção dos corrimãos e pisos, revisão elétrica, demolição, troca de luminárias, pintura geral, entre outros serviços. O valor da obra foi de R$149.999,17.

Já a reforma da passagem Doze de Outubro foi concluída na primeira quinzena de abril. A área não foi fechada totalmente para execução da reforma, como a Toca da Onça, por exemplo, e por este motivo a conclusão das obras foi prorrogada. Para o local, foram promovidos serviços gerais de manutenção preventiva, reparações, impermeabilização das marquises, revisão de cobertura e da parte elétrica, pintura geral, alvenaria e esquadrias metálicas, além da instalação de conjunto motor-bomba. Para a execução da reforma, foi disponibilizado o valor de R$ 149.958,47.

Vale lembrar que a Subprefeitura Lapa mantém um trabalho diário de zeladoria nas passagens citadas, com serviços de limpeza e manutenção. Em dias em que há registro de alagamentos, também há um atendimento especial às áreas afetadas pela chuva. Diariamente, o local recebe serviço de varrição em três turnos e a limpeza das canaletas é feita com frequência. A subprefeitura conta agora com a colaboração da população para evitar que as passagens sejam alvo de vândalos e pichadores.

Passagem Doze de Outubro