Secretário de Coordenação das Subprefeituras interdita passarela do Aeroporto de Congonhas

Travessia sobre a Av. Washington Luís está sendo feita por passarela provisória, construída ao lado da que será desmontada

O secretário de Coordenação das Subprefeituras, Luiz Antônio Medeiros, interditou, no início da manhã desta quinta-feira (8), a Passarela Comandante Rolim Amaro, que fica em frente ao Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, e que servia de travessia por sobre a Avenida Washington Luís, uma das mais movimentadas da capital. Simultaneamente, o secretário liberou para os pedestres a passagem pela passarela provisória, construída ao lado da antiga, que será desmontada.

No dia 11 de setembro, a Secretaria de Coordenação das Subprefeituras realizou, por intermédio da Assessoria Técnica de Obras e Serviços (ATOS), as obras de escoramento preventivo da Passarela Comandante Rolim Amaro. Após vistoria e elaboração de laudo técnico, foi detectado que a passarela encontra-se em um “estado de iminência de ruptura brusca”.

Projetada pelo arquiteto João Batista Villanova Artigas e inaugurada em 1974, há mais de 40 anos, a passarela, cabe ressaltar, não é tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) e nem pelos órgãos estadual e municipal de conservação dos patrimônios histórico e cultural.

Desmonte
A Passarela Comandante Rolim Amaro deverá ser desmontada, com um auxílio de um guindaste, na madrugada de sábado (17) para domingo (18), único período em que a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) permite a interdição para o tráfego de veículos da Avenida Washington Luís. Suas peças serão depositadas no canteiro central da via, onde serão fatiadas para a remoção.

A futura passarela que irá substituir a que será removida deverá ser fruto de uma parceria público-privada da Prefeitura de São Paulo com comerciantes da região. Os detalhes da parceria ainda estão sendo tratados.