12ª edição dos Jogos da Cidade começa em abril

Evento conta com mais de 3 mil inscritos e será disputado nas regiões das 32 subprefeituras

A partir do dia 12 de abril, a Capital Paulista será palco da 12° edição dos Jogos da Cidade, com disputas nas modalidades de basquete, de futebol de campo, de futsal, de handebol e de vôlei. As partidas vão movimentar o ambiente esportivo de São Paulo até o dia 14 de Julho. Após esse período, que definirá as melhores equipes classificadas, serão disputas as finais, que ocorrerão entre 19 de Julho a 30 de Novembro.

Os jogos são realizados em duas fases, regionais e municipais. A primeira teve inicio em 8 de março com partidas realizadas apenas nas regiões distritais. Já a fase municipal, que começa neste sábado (12) com um total de 3 mil inscritos, terá a participação de todos os campeões regionais.

O evento tem como objetivo a integração sócio-cultural entre os distritos, no qual as equipes participantes representam as respectivas Subprefeituras. O torneio conta com a organização da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação (SEME) e colaboração da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras (SMSP), além de outros órgãos governamentais e empresariais.

Criado em 2003, o Jogos da Cidade é considerado um dos maiores eventos esportivos amadores do Brasil. Neste ano, por ser ano da Copa do Mundo FIFA, cada uma das 32 Subprefeituras estão representando um país. Essa escolha foi realizada por identificação cultural, interesse da administração ou por sorteio. A Subprefeitura Mooca, por exemplo, representará a Itália devido às raízes culturais da região. Quem representará o Brasil, será a atual campeã dos Jogos da Cidade XI, a Subprefeitura Jaçanã/Tremembé.

Os eventos são divididos entre torneios e festivais, para os torneios as modalidades compreendem futebol de campo, futsal, basquete, voleibol e handebol. Já nos festivais - que ocorrem durante todo o ano -, são disputadas competições de tênis, xadrez, vôlei de areia, capoeira e bocha.

Em todos os torneios, tanto na etapa regional quanto na municipal, os atletas classificados como primeiro e segundo colocados receberão medalhas individuais e as respectivas equipes, troféus. Somente serão contempladas com troféus as Subprefeituras que tiverem acima de duas equipes inscritas.

As disputas acontecerão por toda a capital e o munícipe pode consultar os locais dos jogos pelo site http://www.jogosdacidade.prefeitura.sp.gov.br/ .