A Prefeitura de São Paulo lançou no último sábado, 7 de dezembro, a licitação para a execução do Trecho 01 do Plano de Calçadas e Cicloviários, no eixo Jardim Helena / Itaquera / Guaianases, que compreende obras de readequação e revitalização do sistema viário entre as estações do Metrô Corinthians/Itaquera e o Mercado Municipal de Guaianases. O Fundo de Desenvolvimento Urbano (FUNDURB), em reunião realizada no dia 11 de setembro de 2013, liberou 17,09 milhões de reais, dos 20,75 milhões que compõem o orçamento total do projeto. O restante será complementado pela Secretaria Municipal de Coordenação das Subprefeituras.
Prover as necessidades dos usuários de transporte público e ciclistas, com a articulação das viagens mais curtas realizadas de bicicleta com as viagens de média e longa duração realizadas pelo de sistema de transporte coletivo é uma das prioridades da gestão do prefeito. Segundo a Pesquisa Origem Destino do Metrô realizada em 2007, o Jardim Helena possui o maior número de usuários de bicicleta do município e a integração intermodal com o sistema metroferroviário é uma forte característica da região, já que o deslocamento para o trabalho aparece como um dos principais motivos das viagens realizadas. O distrito ocupa também o topo do ranking dos acidentes fatais envolvendo ciclistas. Diante deste cenário, houve a mobilização de poder público e sociedade e no início dessa gestão o projeto, criado em 2007 pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), foi retomado por meio de parceria com a Secretaria Municipal de Coordenação das Subprefeituras.
O circuito terá, ao todo, 26,5 km que ligarão as estações da CPTM de São Miguel Paulista, Jardim Helena, Itaim Paulista e a Estação Itaquera do Metrô, passando pela Avenida Dr. José Artur da Nova, Avenida Marechal Tito, Estrada Dom João Néri, entre outras vias. O objetivo é aumentar a segurança do público usuário de bicicleta no meio urbano, propiciar a facilidade de locomoção da população local, oferecendo acessibilidade ao sistema de transporte público coletivo e valorizar o espaço público das pessoas.
Também fazem parte do Plano serviços de melhoria da malha viária e serviços complementares nos distritos de São Miguel Paulista e Jardim Helena, trechos 02 e 03, respectivamente. Os trechos 02 e 03 já estão contratados e as obras terão inicio ainda neste mês, com previsão de entrega para janeiro. Já para o Trecho 01, objeto da licitação citada acima, a previsão de início das obras é fevereiro de 2014.
Fundo de Desenvolvimento Urbano
O Fundo de Desenvolvimento Urbano (FUNDURB) é um fundo de natureza contábil vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), cujos recursos são aplicados com a finalidade de apoiar ou realizar investimentos destinados a concretizar os objetivos, diretrizes, planos, programas e projetos urbanísticos e ambientais integrantes ou decorrentes do Plano Diretor Estratégico.
A questão da ampliação e melhora dos sistemas de mobilidade está presente no PDE vigente e o Projeto de Lei de Revisão do Plano Diretor Estratégico (PL 688/13), atualmente em discussão na Câmara Municipal, prevê sua melhoria e complementação com a integração entre os sistemas de transporte coletivo, viário, cicloviário e de circulação de pedestres, dotando-o de condições adequadas de acessibilidade universal e sinalização.
O Projeto de Lei indica também que o plano de desenvolvimento do bairro deverá definir propostas para tornar o sistema viário o mais propício e seguro possível para a circulação de bicicletas, além de prever um sistema cicloviário local, articulado com o sistema de transporte coletivo, áreas verdes e principais equipamentos urbanos e sociais.