Fundo de Desenvolvimento Urbano financia 26,5 km de ciclovia na Zona Leste

Bairro com maior índice de bicicletas da cidade contará com ligações às estações da CPTM de São Miguel Paulista, Jardim Helena, Itaim Paulista e a Estação Itaquera do Metrô

A Prefeitura de São Paulo lançou no último sábado, 7 de dezembro, a licitação para a execução do Trecho 01 do Plano de Calçadas e Cicloviários, no eixo Jardim Helena / Itaquera / Guaianases, que compreende obras de readequação e revitalização do sistema viário entre as estações do Metrô Corinthians/Itaquera e o Mercado Municipal de Guaianases. O Fundo de Desenvolvimento Urbano (FUNDURB), em reunião realizada no dia 11 de setembro de 2013, liberou 17,09 milhões de reais, dos 20,75 milhões que compõem o orçamento total do projeto. O restante será complementado pela Secretaria Municipal de Coordenação das Subprefeituras.

Prover as necessidades dos usuários de transporte público e ciclistas, com a articulação das viagens mais curtas realizadas de bicicleta com as viagens de média e longa duração realizadas pelo de sistema de transporte coletivo é uma das prioridades da gestão do prefeito. Segundo a Pesquisa Origem Destino do Metrô realizada em 2007, o Jardim Helena possui o maior número de usuários de bicicleta do município e a integração intermodal com o sistema metroferroviário é uma forte característica da região, já que o deslocamento para o trabalho aparece como um dos principais motivos das viagens realizadas. O distrito ocupa também o topo do ranking dos acidentes fatais envolvendo ciclistas. Diante deste cenário, houve a mobilização de poder público e sociedade e no início dessa gestão o projeto, criado em 2007 pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), foi retomado por meio de parceria com a Secretaria Municipal de Coordenação das Subprefeituras.

O circuito terá, ao todo, 26,5 km que ligarão as estações da CPTM de São Miguel Paulista, Jardim Helena, Itaim Paulista e a Estação Itaquera do Metrô, passando pela Avenida Dr. José Artur da Nova, Avenida Marechal Tito, Estrada Dom João Néri, entre outras vias. O objetivo é aumentar a segurança do público usuário de bicicleta no meio urbano, propiciar a facilidade de locomoção da população local, oferecendo acessibilidade ao sistema de transporte público coletivo e valorizar o espaço público das pessoas.

Também fazem parte do Plano serviços de melhoria da malha viária e serviços complementares nos distritos de São Miguel Paulista e Jardim Helena, trechos 02 e 03, respectivamente. Os trechos 02 e 03 já estão contratados e as obras terão inicio ainda neste mês, com previsão de entrega para janeiro. Já para o Trecho 01, objeto da licitação citada acima, a previsão de início das obras é fevereiro de 2014.

Fundo de Desenvolvimento Urbano

O Fundo de Desenvolvimento Urbano (FUNDURB) é um fundo de natureza contábil vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), cujos recursos são aplicados com a finalidade de apoiar ou realizar investimentos destinados a concretizar os objetivos, diretrizes, planos, programas e projetos urbanísticos e ambientais integrantes ou decorrentes do Plano Diretor Estratégico.

A questão da ampliação e melhora dos sistemas de mobilidade está presente no PDE vigente e o Projeto de Lei de Revisão do Plano Diretor Estratégico (PL 688/13), atualmente em discussão na Câmara Municipal, prevê sua melhoria e complementação com a integração entre os sistemas de transporte coletivo, viário, cicloviário e de circulação de pedestres, dotando-o de condições adequadas de acessibilidade universal e sinalização.

O Projeto de Lei indica também que o plano de desenvolvimento do bairro deverá definir propostas para tornar o sistema viário o mais propício e seguro possível para a circulação de bicicletas, além de prever um sistema cicloviário local, articulado com o sistema de transporte coletivo, áreas verdes e principais equipamentos urbanos e sociais.